Feriados Cabalísticos

laitman_276_02Todos os feriados judaicos vêm da sabedoria da Cabalá e simbolizam diferentes fases em nossa evolução espiritual. Uma pessoa passa por vários níveis enquanto sobe a escada dos mundos espirituais totalmente separada do Criador, até atingir a unidade completa com Ele. Porém, no meio há níveis especiais chamados de “férias” ou “bons tempos” (Yom Tov).

Pessach (Páscoa), que em nosso mundo simboliza a redenção da escravidão no Egito, reflete o primeiro nível espiritual, a saída do ego, libertar-se dele e ascender acima dele.

Depois, há o nível da entrega da Torá que é simbolizado pela festa de Shavuot.

A quebra das “tábuas de pedra”, que significa o retorno temporário ao Egito “caindo no ego” (Tishá B’Av) é simbolizada pelo Nono de Av. Esta data agora simboliza um dia de luto, mas no futuro vai ser o dia mais alegre.

Após o Nono de Av é Rosh Hashaná (Ano Novo), uma grande volta à nova correção espiritual.

Dez dias depois de Rosh Hashaná há o Yom Kippur (Dia da Expiação), quando todos os estados da pessoa são revelados e seus pecados são revelados e corrigidos.

Após o Yom Kippur, a pessoa começa a receber uma Luz especial de correção chamada a Luz de Sucot, a Luz Circundante (Ohr Makif) que a reforma.

Durante os sete dias de Sucot, a pessoa atinge um estado chamado Simchat Torá (regozijar-se na Torá), já que a Luz que desce sobre ela fornece-lhe as correções gerais, aproximando-a do Criador.

O próximo feriado é Hanukkah, que é o feriado da Luz que nos eleva acima do ego e nos liberta dele. Quando ascende sobre o ego, a pessoa sente que está livre, mas este ainda não é o fim da correção.

O fim da correção vem quando nós finalmente mudamos o ego num estado de amor e doação. Isto acontece em Purim.

Assim é como uma pessoa passa por um ciclo completo de feriados que simboliza a história do povo judeu. Eu realmente espero que finalmente alcancemos Purim, o fim da correção, num futuro próximo, e assim toda a saga terrena, a história da existência do homem neste mundo, chegará ao fim.

De “Contos” da Kab TV 22/10/14