Felicidade Por Dinheiro?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O surgimento do dinheiro em nosso mundo não é acidental. Qual é o seu impacto no nosso desenvolvimento?

Resposta: O dinheiro significa a capacidade de cobrir desejos. Em algum momento da história, nós usamos uma variedade de substâncias para isso, como a areia dourada, moedas, e outros materiais.

Recentemente, a humanidade tem tido uma atitude crítica com relação à capacidade de cobrir seus desejos. Nós vemos que não podemos satisfazer as nossas necessidades em termos de meio ambiente; a Terra simplesmente não pode suportar a nossa extravagância.

Nós criamos muitas necessidades artificiais para as quais não há necessidade. O planeta não é capaz de fornecer todo o luxo e tantas usinas. É como se fosse o dono do campo consumindo toda a sua colheita, não deixando nada para a nova safra. Ele usou todos os seus ativos fixos e no ano seguinte morreu de fome.

Na sociedade humana, nós temos tal problema monetário que não podemos fazer frente a ele. Nós precisamos mudar este processo e jogar algo menos ameaçador.

É claro que o homem não pode viver sem as suas necessidades de desenvolvimento. A pessoa recebe suas necessidades desde a infância. Crescendo, ela olha para as pessoas ao seu redor. O desejo de ser como elas cria necessidades, que a faz avançar na vida. Se organizarmos um ambiente que se desenvolva não desejos materiais, então vamos constantemente ter necessidades e sua satisfação.

Vamos nos desenvolver, nos esforçar, e esperar desfrutar a realização e lamentar sua ausência. Nós não permaneceremos no nível animal e nosso avanço será na área em que somos capazes de desenvolver necessidades sem ameaçar a nossa vida física.

Que necessidades nós podemos desenvolver que não têm fim? Está escrito simplesmente: “Vá e faça dinheiro um do outro”. Além da interpretação no nível material, esta proposta poderia ser entendida para que possamos criar novas necessidades na área de vários tipos de conexão entre nós. Essas conexões vão produzir novas necessidades, e nós, como num mosaico, constantemente criaremos novas formas de suas combinações.

Na medida em que essas necessidades consistirem de muitos desejos individuais, então teremos que satisfazê-las juntos. Nossa vida vai se tornar um jogo coletivo de estabelecer necessidades e satisfazê-las. Vão ser literalmente infinitas entre 7 bilhões de pessoas. Nós nunca ficaremos decepcionado com isso, porque todo mundo sempre vai ter a oportunidade de estar com fome e ser preenchido novamente.

Nós nos tornamos incluídos nas camadas internas e ocultas da natureza, e através das conexões entre nós, começamos a sentir o que está acontecendo dentro de nós. Este é, de fato, um verdadeiro prazer, porque a pessoa é criada para estas camadas internas, e é por isso que atingi-las lhe dá a verdadeira realização.

Então suas conexões com outras pessoas, a fim de alcançar essas satisfações, é chamado de dinheiro real. Depois de uma longa evolução histórica, nós finalmente chegamos a esta verdadeira cobertura, uma tela coletiva com o qual vamos realmente ser capazes de cobrir todas as nossas necessidades.

De KabTV “Uma Nova Vida” 11/10/12

Comente