Dez Kg De Esforço

Dr. Michael LaitmanPergunta: O dinheiro está associado a vários aspectos de nossas vidas. Essas conexões são tantas que criam uma estrutura especial: dinheiro e status, dinheiro e tradição, dinheiro e autoestima. Uma pessoa define-se com a ajuda do dinheiro. Tudo isso irá desaparecer um dia?

Resposta: Não, apenas a forma vai mudar. Antigamente a pessoa andava com sacos cheios de ouro; hoje temos o que queremos em todos os lugares, mediante a apresentação de um cartão de plástico. Mesmo que isso não seja óbvio, a pessoa vai entender logo que o seu investimento na sociedade lhe dá a capacidade de satisfazer-se. E é possível medir isso.

Desenvolvendo-se nesse sentido, a pessoa adquire ferramentas de avaliação. Eu invisto dez quilogramas de esforço na sociedade, e em resposta, recebo da sociedade a mesma quantidade de quilogramas de satisfação. Junto com isto, a pessoa se sente livre e não é obrigada a ninguém. De acordo com o que ela investe na sociedade, ela recebe em troca.

Você quer ser satisfeito unicamente e apenas no nível físico ao satisfazer-se com o que é necessário para a existência? Vá em frente! Todo o resto de suas necessidades e a satisfação dependem de seu grau de inclusão na sociedade, na medida em que você a sente, e na medida em que você investe esforço.

Você não está limitado, se não se expõe ao perigo e não participa da competição com outros, de tal forma que se você tomar, nada será deixado para os outros. Quanto mais a sociedade se torna mais coesa, mais a pessoa recebe satisfação interna.

Pergunta: Se, graças à ciência, nós descobrimos fontes inesgotáveis de energia, e em vez de um carro, todos terão sua própria máquina voadora, você acha que isso vai ser negativo?

Resposta: Eu não sou contra o avanço tecnológico e acolho positivamente cada desenvolvimento moderno no campo da nanotecnologia. Seria bom se energia barata fosse desenvolvida e pudéssemos purificar a Terra. Mas o que estou dizendo é que, através do desenvolvimento de seus desejos e aspirações, a pessoa vai começar a sentir que as coisas do mundo são limitadas, que não a preenchem.

Pergunta: Como podemos avaliar nosso sucesso? Geralmente nós o conectamos com algum tipo de realização: uma pessoa adquire, constrói ou conquista algo.

Resposta: Existem muitas profissões e empresas que não trazem dinheiro à pessoa, mas a autoconsciência e autoestima. E isto é mais importante. Por exemplo, o trabalho dos médicos é muito difícil, ainda que não recebam um salário alto. Então o que os mantém em sua profissão? É o respeito pela profissão e a importância que a sociedade dá à profissão. E assim é como vai ser com todos.

Então por que não ser competitivo? Você será. Haverá o mesmo incentivo e respeito. Eles escrevem sobre mim no jornal e as crianças me tratam com respeito. Uma sensação de importância e satisfação permanecerá, mas que não terá uma forma física.

Pergunta: Isto significa que falamos de um processo de mudança fundamental em nossa percepção?

Resposta: Não será muito, porque já vivemos assim hoje. É necessário apenas mudar os valores. Isto vai acontecer porque é inevitável, já que a natureza nos obriga. Então, não vale a pena para nós nos opormos a ela; pelo contrário, temos que ajudá-la

De KabTV “Uma Nova Vida” 30/08/12