Despertar Pela Luz

laitman_749_01O processo através do qual o povo de Israel avança é diferente do processo através do qual as nações do mundo avançam. Nos dias do Primeiro Templo, Israel alcançou sua correção individual, e desde então tem estado numa descida constante, porque a intenção da criação reside no fato de que ela é dividida de acordo com a quebra dos vasos espirituais.

Como resultado, os vasos foram misturados; o povo de Israel foi para o exílio por um período indefinido de tempo. No nosso caso, é por 2000 anos; no entanto, em essência, o exílio foi concluído durante o tempo do Ari. Aqui há também uma abundância de cálculos, mas eles não são tão importantes. Fosse o que fosse, este exílio estava prestes a acontecer, e foi falado sobre ele com antecedência.

Agora o povo de Israel precisa, antes de tudo, despertar, e fazer as nações do mundo segui-lo.

Em geral, nós estamos falando de duas partes de um único desejo de receber. Uma parte já experimentou uma ascensão espiritual e caiu, e como resultado adquiriu um desejo egoísta ainda mais forte e cruel. Mas hoje, diante da necessidade de corrigir a si mesmo da queda e da quebra, ele tem um grande potencial, de tal forma que é capaz de liderar as nações do mundo, realmente convencê-las neste mundo, beneficiá-las.

O povo de Israel viveu entre as nações do mundo e misturou-se com elas. Devido a isso, agora que ele é despertado e atraia as Luzes circundantes, essas Luzes vêm também para as nações, mas causam uma reação adversa, as opõe ao povo de Israel. As nações ainda estão no mal, e não têm nenhum desejo próprio de vir para o bem.

No entanto, elas sentem sua dependência do povo de Israel, que se expressa no antissemitismo: as nações afirmam que os judeus causam todo o mal no mundo.

É realmente assim: o mal só pode ser causado pela pessoa que pode, mas não traz a Luz para o mundo, em outras palavras, o povo de Israel, porque só ele pode levar a Luz.

Portanto, as alegações das nações são verdadeiras, o que, em princípio, são reduzidas ao fato de que todo o mal é causado pelo povo de Israel e elas dependem dele, e se ele quiser, elas vão ficar bem. Nestas circunstâncias, a atitude das nações parece justificada.

O povo de Israel tem que entender que a explosão de emoções negativas contra ele é para incitá-lo à correção, que ele é obrigado a trazer para o mundo todo.

Vamos torcer para que o povo de Israel finalmente entenda isso e dê ao mundo a correção.

O esquema geral é bastante simples e claro: o desejo geral é dividido em duas partes -interno e externo, Israel e as nações do mundo – cada uma das quais tem a mesma divisão. Disto se segue que Israel (Galgalta ve Eynaim) é capaz de atrair a Luz que Reforma, e as nações (AHP) são incapazes. Esta é a razão para o que está acontecendo.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/11/14, Escritos do Baal HaSulam