Confronto Entre Dois Sistemas

laitman_628_1Pergunta: Eu cresci numa vila. Não tínhamos nada entre as casas, separando-as umas das outras. Hoje, cada nova casa está rodeada por uma cerca alta. Esta imagem é muito clara. Como podemos remover a fronteira entre nós?

Resposta: No passado nós não nos sentíamos num sistema geral e integral. Quando ele começou a ser revelado, nós começamos a prestar atenção nos limites, porque nós somos solitários e individualistas.

Depois nós sentimos a diferença entre o sistema integral, que quer nos conectar juntos, e os indivíduos separados e solitários que querem viver “juntos” como nas células de uma colmeia.

Isto significa que cada um se sente separado em sua célula pessoal, protegido por regras jurídicas claras. Em particular, isto foi destacado no desenvolvimento do Ocidente. Nos EUA, não há nada mais valoroso do que proteger a propriedade privada.

Agora, tudo isso está caindo aos pedaços. Portanto, nós começamos a sentir o quanto, por um lado, dependemos uns dos outros e podemos causar dor e, por outro lado, não queremos esta dependência.

Está acontecendo uma colisão entre as duas abordagens. Do lado da natureza, as forças estão nos pressionando para nos conectar juntos; do nosso lado, um processo oposto está ocorrendo. Cada um de nós quer ficar sozinho, consigo mesmo. Nós ouvimos de todos os lados, “O que você quer de mim? Eu sou um cidadão obediente, não violo as regras, não sou culpado de nada”.

Como você sabe que não tem a culpa? Você é um egoísta, não participa do sistema geral junto com todo mundo. Como é possível que você seja inocente? De acordo com quais regras você verificou que não é culpado? É de acordo com o que você quer? Em relação ao seu ego, você acha que tudo está bem?

Então a dor que é revelada agora é derivada de um confronto entre dois sistemas. Certamente nós estamos sofrendo cada vez mais. Não há escolha, nós temos que nos mover rumo à adaptação com as exigências da natureza. Pois a natureza certamente vai ganhar.

Pergunta: Então não haverá qualquer dor?

Resposta: A dor aparece na fronteira onde eu pressiono você, você me pressiona e a natureza pressiona nós dois. Abra a porta e você não vai sentir dor. Às vezes nós lutamos, ficamos irritados uns com os outros, e com duas palavras alguém ao lado nos reconcilia e ficamos aliviados; então está tudo bem entre nós, podemos cooperar.

Um “click” acontece, e em um momento tudo está resolvido, a fronteira desaparece. Quando isso acontece, não há lugar para dor fisiológica, mental ou espiritual. Em última análise, todo o problema está nisso.

Pergunta: É dito, “o sofrimento de muitos é metade da consolação”.

Resposta: Isso é realmente como se sente. A dor em si não pode ser medida; você não verá sua “quantidade” em algum instrumento. Então quando a minha dor é transmitida a você e a outras pessoas, e eu vejo que todo mundo está sofrendo, o nível de dor é psicologicamente diminuído, realmente pela metade.

De KabTV “Uma Nova Vida” 09/10/14