Conectar-se Por Meio Do Professor

Dr. Michael LaitmanA coisa principal a aprender não é o estudo de fenômenos distintos, mas as conexões entre eles: Como um fenômeno depende do outro, de forma direta e de forma oposta. Isto significa que o estudo nos fornece uma imagem das conexões entre todas as partes da realidade.

Nós prestamos mais atenção a isso durante as aulas. Nós aprendemos mais nas conexões entre os elementos do que nos elementos reais. É impossível estudar apenas uma coisa.

Acontece que uma pessoa não pode estudar por si mesma. Portanto, está escrito: “Eu aprendi com todos os meus alunos”. O professor não aprende por si mesmo, mas com seus alunos. Portanto, se nós disseminamos a sabedoria da Cabalá ou ensinamos o método integral, aprendemos com nossos alunos e, assim, avançamos.

Mas se eu não ensino e não tenho alunos, não posso avançar. A pessoa só pode aprender com seus alunos, e essa é uma condição essencial. Agora nós podemos entender por que os Cabalistas nos chamam para disseminar a sabedoria da Cabalá. Nós não estamos fazendo um favor a ninguém com isso, mas estamos ajudando a nós mesmos.

Ensinar um aluno significa estabelecer uma conexão entre ele e o Criador. Isso é realmente o que um professor ensina a seu aluno: como conectar-se com o Criador. Isto significa que o professor está entre o Criador e o aluno como um mediador, um guia, um condutor.

Um aluno se conecta com o Criador através do professor, quer ele queira ou não. Toda vez, ele renova a sua conexão com o Criador, seja de forma positiva ou de forma negativa; todas as mudanças são através do condutor, do professor. Não importa o que o aluno faz, se ele sobe ou desce, ele ativa este condutor e o professor ganha com isso.

É impossível se conectar com o Criador, a menos que você seja um guia, um condutor que transmite ao grupo ou a um aluno. Isto vai junto com o fato de que não há necessidade de corrigir a pessoa em si, mas sim a sua atitude para com os outros, incluindo o Criador.

Da Convenção em Verona 22/11/14, Lição 4