Como Nozes Num Saco

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que forma podemos ajudar uns aos outros a empurrar o nosso vagão comum e avançar?

Resposta: Tudo o que é dito numa lição deve ser internalizado no coração de uma pessoa, de modo que ela vai começar a viver isso. Tudo o que é coberto por nós deve se mover para os Kelim, suas emoções, a fim de formatar e organizar seus desejos internos para que a pessoa sinta dentro de deles os fenômenos que ouviu falar.

Cada um está certamente familiarizado com o texto que nós já lemos muitas vezes anteriormente. Porém, a ação espiritual mais simples só pode ser realizada se pensarmos em como conectar os nossos Kelim quebrados. É necessário visualizar a imagem com precisão e clareza para nós mesmos: o envelope egoísta dentro do qual a centelha espiritual está envolvida não nos permite conectar uns com os outros.

Mesmo que nós tenhamos que tentar várias vezes nos conectar com a intenção correta, nós certamente não estamos prontos para isso. A partir disso, um verdadeiro grito pelo Criador vai sair de cada um de nós para permitir e nos ajudar a conectar.

Cada um está em sua cápsula ou bolha egoísta, dentro da qual a centelha de doação é mantida em cativeiro. E nós pedimos ao Criador que nos ajude a conectar, mesmo que cada um esteja envolvido numa casca externa, egoísta e rígida, como nozes num saco, como Baal HaSulam descreveu. Apesar de tudo isso, as nozes com as quais podemos nos conectar estão dentro do saco.

Para isso, nós temos que descobrir o nosso verdadeiro estado e não nos esconder ou fugir dele. Isso é porque é muito desagradável sentir a nossa verdadeira essência egoísta, que é subitamente descoberta depois de tantos anos de esforço para alcançar a doação. Assim, a oração nasce dentro de nós.

A Luz Superior chega apenas se houver uma carência por ela. E nós temos que atingir essa carência, pois é impossível gritar artificialmente. Por isso, nós precisamos tentar imaginar a nossa forma correta e verdadeira, e já estamos chegando perto dela. A ampla disseminação é muito útil com isso, já que através dela nós avançamos nos últimos dois meses mais do que em vários anos anteriores.

Só a oração certa vai ajudar quando sentirmos que não estamos prontos para se conectar. Isto é porque nós esperamos descobrir o Criador com a intenção correta, ou seja, doar a Ele e não a nós mesmos. Para isso, é necessário que uma revolução radical aconteça, uma revolução interna dentro dos nossos Kelim, que depende de todo o nosso grande grupo mundial.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/10/14, Shamati # 1