A Força De Superação, Parte 3

laitman_527_01A essência da superação é que a pessoa sente a importância naquilo que não gostava antes. Por exemplo, ela quer perder peso e é por isso que se junta a uma associação de perda de peso. Nesta sociedade, todo mundo fala como é ruim ser gordo, o quanto isso prejudica a saúde, faz com que os outros gozem de você, e lhe deixa infeliz e inábil.

Ouvindo tudo isso, a pessoa está ardendo com o desejo de perder peso. O ambiente tem uma forte influência sobre a pessoa, e ela começa a seguir uma dieta. No passado, ela não podia deixar de comer doces. Agora, de repente, ela perde o gosto pelas coisas que amava antes. Assim, ela está mudando gradualmente.

Isto é, a superação está relacionada não à ação em si, mas ao sentimento de importância adquirido daquilo que se pensava anteriormente ser sem importância e não era feito, na medida em que ela seguia seu desejo.

Mas agora eu venci minha relutância, adquiri uma nova necessidade, desejo e valor e, portanto, atuo para alcançar isso. Isso já não é mais difícil para mim e não exige superação.

Suponha que eu deva me abster de almoçar. No início isso era absolutamente impossível para mim, porque eu esperava ansiosamente por este almoço desde manhã. Mas agora eu não só deixei de esperar por ele, mas me esqueci totalmente dele. Ou seja, a superação foi necessária para parar de pensar em comida, mas não de se abster dela.

Pergunta: Em algum momento, a pessoa se acostuma com a dieta tanto que se torna fácil observá-la?

Resposta: Não, não se trata de um hábito, mas de encontrar um desejo tão forte de se tornar magro que irá suprimir completamente o apetite.

Antes eu estava atraído por algo prejudicial para mim e estava constantemente pensando nisso. Mas agora eu penso justamente nesse mal, que se torna mais importante para mim do que prazer. Ser magro é mais importante para mim do que comer algo saboroso e ganhar peso. Eu não posso perder peso enquanto como tudo o que vejo.

Se o risco de obesidade para mim é mais importante do que o prazer da comida, a importância disso, o meu desejo de ser saudável, me direciona para o outro lado. Assim, não é difícil para eu seguir uma dieta. Eu esqueço que existe comida deliciosa.

Isto é, eu não preciso superar o meu desejo de comer o tempo todo. A superação é necessária apenas para manter uma compreensão constante em mim da importância de ser magro.

Normalmente, as pessoas associam a superação com uma luta com o seu desejo de comer comida saborosa. Mas isso não é correto. Superação é buscar sempre a confirmação de como é bom estar em forma. Eu tenho que fazer constantemente afirmações: “É importante estar esbelto! Quão magras estão as pessoas ao meu redor! Como é nojento ser gordo!”.

Então, eu não vou ter medo de passar por um restaurante ou uma pastelaria; seus sabores não me atraem porque eu visarei coisas diferentes. Meu desejo não será direcionado para a comida, mas em como ser magro. Ou seja, eu preciso mudar o vetor do meu foco, o objetivo, mudar a atenção de um para o outro: da comida saborosa para uma figura esbelta. Esta é a totalidade da superação.

De KabTV “Uma Nova Vida” 27/05/14