A Força De Superação, Parte 1

Laitman_514_02Pergunta: A nossa vida nos obriga a superar continuamente os nossos desejos, medos, raiva e crises na vida pessoal, familiar e financeira. Essa luta começa com o nascimento.

Ao nascer, o bebê já tem que superar muita pressão e estresse para sair, e a mãe também precisa superar a dor para dar à luz a ele.

Isso continua ao longo da vida humana, desde a primeira infância. Na medida em que se desenvolve, a criança é forçada a superar as dificuldades físicas e psicológicas. Mesmo para se levantar e aprender a andar, ela é obrigada a superar muita coisa.

Desta forma, ela continua até o fim de sua vida: jardim de infância, escola, educação, casamento, família, filhos e trabalho. Toda a nossa vida é uma faixa contínua de dificuldades e superação delas, das quais é impossível escapar. Por que a nossa vida está organizada dessa maneira?

Resposta: Na verdade, a nossa vida é uma cadeia contínua de superação, e quando uma pessoa fica sem o poder de superação, ela morre. Tudo na vida é uma luta. O próprio processo de nascimento humano é a primeira superação. O bebê deve respirar, expandir os pulmões e tomar ar. Esta é a sua primeira ação neste mundo, da qual começa a respiração contínua: a compressão e expansão dos pulmões.

Essas ações, pulsações, compreendem toda a nossa vida: respiração, batimento cardíaco e metabolismo. Esses processos ocorrem em nós inconscientemente, instintivamente, na ordem da natureza. A mesma coisa está acontecendo em todos os estados num nível consciente, onde o meu desejo atua. Na verdade, eu devo sobreviver, e minha vida está nessa superação.

Se eu quero viver, eu devo me superar cada vez mais em cada situação. Nossa natureza é o egoísmo completo que busca apenas descansar, mas “descansar” significa não apenas deitar, mas fazer apenas o que queremos.

Para fazer o que eu quero, eu não quero usar energia, a energia espiritual. No entanto, eu gasto uma enorme quantidade de calorias, como uma criança correndo ao redor da sala, incapaz de parar. Para ela, é descanso.

Nós dizemos a ela: “Pare de correr, sente-se e descanse!” No entanto, ela não entende o que dizemos, porque está descansando ao saltar e movimentar-se. Em outras palavras, é simplesmente impossível medir a superação com a visão externa de uma pessoa. Se a pessoa supera o seu desejo e faz alguma coisa contra ele, isso é chamado de superação.

Uma vez que somos criados a partir da matéria egoísta, o desejo de desfrutar, então nós somos levados a prazeres o tempo todo. Se eu estou desfrutando, não importa se estou correndo ou deitado, estou descansando.

A pergunta é o que eu devo fazer para agir contra o meu desejo: sair da cama, ir trabalhar, trabalhar duro, carregar coisas pesadas de um lugar para outro, ganhar dinheiro, trazê-lo para casa e alimentar a mim e à minha família?

Claro, isso não é consistente com o meu desejo. Portanto, como eu supero a mim mesmo? Eu faço isso por várias razões. A sociedade ou os pais me obrigam a ir à escola para estudar, depois se casar, formar uma família e trabalhar. O desejo dos meus pais e da sociedade é mais forte do que o meu, e é por isso que eu cumpro.

Ou, de repente, eu me encontro num ambiente que me afeta e muda o meu desejo. Por exemplo, meus pais me mandaram para um programa de esportes para crianças. Antes, eu não gostava de esportes, mas, olhando para os meus companheiros, eu comecei a invejá-los, a ser impressionado. Os amigos me passam o seu desejo, e em vez de ficar sentado em frente ao computador, eu começo a correr e praticar esportes com eles.

Acontece que eu posso tomar os desejos e necessidades do ambiente. Assim, eu posso mudar o meu desejo por um maior adquirido do ambiente, dos amigos, e posso me comprometer com ações que antes eu não pensava.

De KabTV “Uma Nova Vida” 27/05/14

Comente