Um Pedido De Solução

laitman_938_03Pergunta: Quando num grande grupo, o Grupo de Dez ajuda os amigos a cuidar uns dos outros e a se apoiar mutuamente em seus estudos e disseminação, mas, por outro lado, substitui um pouco sua atitude para com o grupo e cria certa formação egoísta dentro do grupo. Há ainda a concorrência entre as dezenas (Grupo de Dez). Como podemos resolver esse dualismo num grande grupo?

Resposta: Este é um estado muito bom, mas nós ainda não o experimentamos plenamente, por isso é difícil responder a esta pergunta. Talvez nós precisemos nos organizar de uma forma totalmente nova e criar um tipo diferente de conexão entre nós.

É mais fácil interagir num pequeno grupo. Mas o que podemos fazer num grande grupo, onde, presumivelmente, uma centena de pessoas se divide em dez grupos? É preciso que haja uma conexão entre eles também.

Quando se trata de um sistema comum, estando numa rede comum, “Um é tão bom quanto nenhum”. Só o dez é um Minyan.

Minian se traduz como “contagem” do hebraico (da palavra Mune). Em outras palavras, a contagem começa com uma dezena.

No sistema espiritual, uma dezena é uma unidade, um nó que contém dez pessoas. Mas elas não são um nó, mas um Minyan até que se unem como um homem com um coração. Minyan é uma única unidade, dez juntos como um só.

Dezenas devem se conectar entre si como uma hierarquia: inicialmente, dez pessoas se conectam como um todo e, no próximo nível, dez grupos se conectam como um único grupo, etc.

Isso nunca existiu antes no mundo. Por isso nós temos que avançar pouco a pouco à medida que aprendemos com a experiência. E nós receberemos um exemplo de cima.

Assim, a questão permanece. Eu quero que todos sintam que esta é uma questão em aberto e que nós não sabemos o que fazer, porque isso faz com que seja uma espécie de pedido por uma solução.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/10/14, Escritos do Rabash

Comente