As Fronteiras Do Progresso

laitman_739Opinião: Hoje, todas as medidas são orientadas no sentido de adaptar-se aos problemas emergentes. Nós precisamos de uma estratégia para antevê-los.

Um relatório do Clube de Roma (1972) mostra os possíveis resultados do crescimento demográfico e o pretendido esgotamento dos recursos naturais. O modelo é baseado em cinco parâmetros principais: população da terra, industrialização, produção de alimentos, esgotamento dos recursos naturais e contaminação do meio ambiente. Cada um deles tem dinâmica de crescimento e influencia outros parâmetros.

Nos últimos 50 anos, a população da Terra triplicou. Hoje, nós vivemos em um nicho ecológico que não é adequado para nós: se o ser humano se desenvolvesse como uma espécie natural, o número de pessoas no planeta atingiria hoje apenas meio bilhão, e a humanidade viveria em áreas de clima quente.

Nós tivemos êxito ao modificar nosso ambiente, tornando-o confortável para viver. Como resultado, a população atingiu 7 bilhões de pessoas; energia e recursos naturais da terra estão prestes a serem esgotados. Nós já sabemos que um desenvolvimento como este leva a um beco sem saída.

Nossa sociedade experimenta o “dilema de Cassandra”: ninguém quer mudar suas vidas neste momento por causa de um futuro favorável. Falta-nos valores morais e espirituais que nos permitam nos preocupar com o mundo.

No entanto, a falta de uma estratégia de adaptação é menos crucial do que a ausência de uma estratégia preventiva; todas as estratégias atuais só tendem a reduzir o estresse existente.

Comentário: A humanidade é incapaz de criar uma estratégia para o nosso futuro avanço, uma vez que é dirigida apenas pelo egoísmo. É óbvio que somos incapazes de alcançar um acordo. Somente a estratégia superior e a metodologia de elevação (moralidade, doação e amor de Cima) podem nos ajudar. Nossa tarefa é disseminar o conhecimento que está em nosso poder para provocar a energia superior, ou seja, a força que vai nos mudar realçando nossa mente coletiva e o desejo comum e, finalmente, resolver o problema da nossa conexão mútua. Isto por sua vez irá nos trazer libertação e nos permitirá ascender ao próximo nível de avanço, para nos tornarmos Homem.