Uma Visão Madura Do Mundo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Às vezes um ódio incontrolável contra estranhos surge em mim, especialmente os médicos. Você ensina que é preciso olhar para todos através do prisma do Criador, especialmente as pessoas comuns.

Mas o pensamento de que o Criador está por trás delas é realmente apagado pelo meu ego, que quer “matá-las”. Como a pessoa deve trabalhar com isso?

Resposta: Esta é uma visão infantil; é uma visão imatura, incompleta e limitada do mundo.

Quando você diz que “o Criador está por trás delas”, você imagina algum tipo de pessoa onipotente. Você não percebe isso na forma de uma lei natural, a acomodação de duas forças naturais.

Na verdade, o Criador não existe. Há duas forças da natureza que retratam toda a criação para nós. Nós temos que encontrar uma forma tal nas relações mútuas, uma fórmula dentro de nós em que nos sentimos mutuamente conectados e em harmonia absoluta com os outros. Este estado é chamado de “Criador”.

Se não atingimos a característica dessas duas forças, não as conectamos, e não aceitamos a harmonia entre elas, não sabemos o que o Criador é. Neste caso, Ele não existe.

Por isso, é necessário olhar para o mundo como algo que as duas forças retratam para nós. Então, o ódio não surgirá dentro de você.

Será que eu tenho ódio dos nossos vizinhos de Israel que estão nos bombardeando? Pelo contrário, eu digo que somos culpados, já que não aproveitamos as possibilidades que nos foram dadas. Mas eu não tenho ódio contra eles. Bem, quem são eles, afinal? Em princípio, eles são artistas e não têm outra função.

É por isso que é necessário olhar para os médicos que deliberadamente destroem seus pacientes. É assim que a força egoísta se revela neles e eles não têm qualquer liberdade aqui. Eu vi médicos que sacrificaram pacientes que ainda poderiam ter sido salvos, só porque era rentável fazê-lo. Tudo são manifestações egoístas.

Assim, você só precisa crescer um pouco.

Da Convenção em Sochi 14/07/14, Lição 6