Uma Etapa Fundamental Na Disseminação

Dr. Michael LaitmanNós somos obrigados a abordar todo este assunto a partir do pensamento e da finalidade da criação, da perspectiva da imagem completa e geral. Nós não podemos entender e saber nem mesmo uma única peça, se não estivermos familiarizados com o seu lugar dentro do todo. Uma vez que toda a realidade é um sistema, não há nenhuma parte que não seja determinada pelo conjunto.

Em geral, toda a criação, todo o desejo de receber, definido como Malchut do mundo do Infinito, deve chegar à correção, equivalência de forma com a Luz do Infinito, o que significa que ele deve aumentar 620 vezes através de 125 níveis. Assim, se considerarmos o nosso mundo, será claro para nós que todas as criaturas que vemos devem chegar ao fim da correção. Nós estamos falando de toda a humanidade, mesmo que alguns bilhões de pessoas a mais sejam adicionados à população da Terra.

Por outro lado, as naturezas inanimada, vegetal e animal estão em adesão com o Criador, pois a força instintiva da natureza que as administra está latente nelas, sem pedir-lhes.

Em princípio, a liberdade de escolha e a possibilidade de agir de acordo com seu desejo, sem estar conectado diretamente com o Criador, são dadas apenas aos seres humanos. Isto significa que a oportunidade é dada às pessoas para elas mudarem um pouco.

Nós ainda precisamos examinar exatamente como essa capacidade é expressa em alguém que anseia em ser como o Criador. Pessoas como estas são chamadas de “Israel”, que significa direto ao Criador, “Yashar El“. E alguém que não anseia por isso se diz que pertence às “nações do mundo”. Mas, afinal, tanto eles como os outros devem alcançar plena equivalência de forma com o Criador através da cooperação entre si.

No curso do desenvolvimento em nosso mundo, há pessoas, mais precisamente, desejos, com tal anseio que foi preparado desde o nascimento. Pessoas como estas (Israel) recebem um empurrão (um chamado) para descobrir o Criador, para se aproximar Dele, e chegar à adesão com Ele. Elas devem fazer isso em primeiro lugar e as outras virão depois delas; em última análise, todo mundo vai chegar a sua própria correção final com respeito ao Criador.

A diferença entre os meios para a realização do Criador também é derivada disso. Em geral, o meio é chamado de sabedoria da Cabalá. Mas Israel e as nações do mundo a utilizam e realizam de forma diferente. O tempo previsto para todo o processo é de 6000 anos, durante os quais, sem dúvida, todas as criaturas devem chegar à adesão com o Criador.

Toda a natureza inanimada, vegetal e animal sobem e descem na escada da adesão, juntamente com o nível falante, sem qualquer esforço de sua parte. E as pessoas devem avançar individual e coletivamente a partir de sua livre escolha.

Portanto, há uma diferença na disseminação da sabedoria da Cabalá para Israel e as nações do mundo. Uma pessoa que pertence a Israel sente uma atração e um elo com ele; ela sente que a oportunidade de realização está escondida aqui, então fica muito feliz de encontrar a sabedoria da Cabalá. Isto porque desde o início ela sentiu uma deficiência que se expressa na pergunta: “Qual é a razão de viver”. No momento, ela não tem nenhuma razão para viver; não sente qualquer “sabor” verdadeiro e realização na vida; em vez disso, ela sempre sente que algo está faltando. Nesse caso, depois que ela se familiariza com a sabedoria da Cabalá, ela descobre que encontrou um meio de realização.

E as pessoas que não sentem que algo assim está faltando e simplesmente se sentem mal nos níveis inanimado, vegetal e animal de desenvolvimento, podem, no entanto, sentir uma deficiência por meio do qual podem se conectar com a sabedoria da Cabalá. Certamente, elas não precisam dela, mas as deficiências habituais que o Criador desperta nelas, com a ajuda da crise geral, as empurram a procurar uma vida melhor. Então, gradualmente, elas encontram uma deficiência por coisas mais elevadas.

Há uma série de razões para isso. Uma delas é que as suas deficiências diárias ainda estão em desenvolvimento e o “ponto no coração”, que antigamente estava oculto, agora se revela. Além disso, o desejo de ascender também pode ser descoberto como resultado da integração com o povo de Israel, ou seja, com as pessoas que anseiam pelo Criador, e, juntamente com estas, elas se tornam um só corpo, um vaso (Kli). Esta é a maneira como é projetado para a maioria das nações do mundo.

De qualquer forma, cabe a nós olhar para as coisas corretamente e também compreender as razões para a atitude negativa das nações do mundo para com o povo de Israel e as acusações contra o povo de Israel, que em vez de trazer-lhes prazer, trazem-lhes sofrimento, dificuldades e problemas. Eles culpam Israel por todo o mal que existe no mundo, e isso aponta para uma ligação entre as nações do mundo e Israel, e sua interdependência também. Mesmo que as nações do mundo descubram a conexão de uma forma mais negativa, isso ainda se refere ao quanto elas sentem sua dependência em relação aos filhos de Israel.

Portanto, cabe a nós pensar cuidadosamente em como podemos corrigir esta situação e por que o Criador despertou a nós e as nações do mundo especificamente desta forma para que acabássemos por alcançar a adesão absoluta com Ele.

No estágio atual, a nossa disseminação incide sobre o povo de Israel. Como o Baal HaSulam explica no final da “Introdução ao Livro do Zohar“, no início do processo, as partes internas que anseiam em descobrir o Criador estão unidas. Depois disso, aqueles que têm Reshimot (genes espirituais) remanescente de suas antigas subidas à doação e adesão com o Criador, desde os dias do Beit HaMikdash (templo) vão se juntar a elas, ou seja, ao vaso (Kli) coletivo com uma intenção em prol da doação com base na união com Israel. Portanto, nós temos que despertar aqueles que são chamados de judeu pelo “passaporte” e não de acordo com suas aspirações.

E junto com isso, nós temos que despertar todas as nações do mundo para que possam conhecer o processo geral, porque nós estamos nos dias do Messias, como Baal HaSulam e outros Cabalistas escrevem. Hoje nós já estamos falando de toda a correção geral para que todos reconheçam o processo de correção e o compartilhem.

Portanto, cabe a nós disseminar a sabedoria da Cabalá ao mundo todo. Afinal, se diz que a redenção virá especialmente graças à disseminação da sabedoria da Cabalá e da disseminação do Livro do Zohar em todo o mundo. Há uma necessidade tanto nas pessoas que anseiam pelo Criador e são chamadas de Israel na espiritualidade, e também nas pessoas que pertencem a Israel no nosso mundo (os judeus) que não sentem o anseio. A partir de hoje, todos devem entender o objetivo da criação.

Assim, o Criador está despertando problemas em todos os lugares, incluindo a ameaça de uma terceira guerra mundial e a crise geral na natureza e na sociedade humana. Com isso, Ele desperta todas as pessoas, todas as nações do mundo, a trabalhar para alcançar a meta. Portanto, nossas explicações devem chegar a todos sem exceção.

Da Conversa sobre a Importância da Disseminação 12/08//14