Um Círculo É A Forma De Existência Da Sociedade Corrigida

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é necessário para a realização prática do método de conexão?

Resposta: Vocês precisam estudar e ter exercícios práticos de conexão, workshops e mesas redondas que levam à unificação do povo. Nós temos que sentir que é possível descobrir a força entre nós que nos conecta.

A essência do método é simples: vocês precisam se sentar em círculos e falar sobre conexão, sobre as razões para isso, sobre o objetivo da existência do nosso povo, sobre quem somos. A conexão nos eleva acima do nosso estado atual. Durante uma discussão como esta, de repente nós descobrimos que dentro do nosso círculo algum tipo de força, calor e sentimento compartilhado surge que nos conecta.

De repente, nós sentimos que estamos perto um do outro e dependemos um do outro, como numa família e ainda mais. Existe algum tipo de fio interior que me conecta com você e você comigo. E fios como estes são esticados entre todos. A rede interna que faz esta conexão nos dá experiências excepcionais e a sensação de uma nova vida em que estamos conectados num único conjunto.

Esta conexão nos eleva a um estado único. Nós queremos permanecer nele, proteger esse ânimo que nos possibilita subir acima dessa vida. Toda essa vida adquire uma nova forma. A sabedoria da Cabalá nos explica como alcançar esta unidade, a fim de sentir, em nosso poder de unificação, o componente superior que está pronto para mudar tudo em nosso mundo.

Se nós tentamos descobrir essa força de unificação entre nós, descobrimos a força superior que está pronta para curar todos os dissabores e problemas em nossas vidas individuais e na sociedade, na economia, na política, e colocar ordem no mundo todo.

Nós começamos a irradiar essa força de unificação para o mundo inteiro e ele vai mudar a sua atitude em relação a nós. Isso ocorre porque todas as nações do mundo têm esperado isso do povo judeu. Como prova, é possível trazer uma infinidade de declarações: tanto as dos sábios judeus como dos antissemitas.

Segue-se que nada mais é necessário além da unificação. E a sabedoria da Cabalá, que é a sabedoria de conexão e unificação, deve nos ajudar com isso. É por isso que ela tem sido revelada em nossos dias.

Portanto, venham, vamos aprender como alcançar a unificação de toda a sociedade. Na prática, isso se resume ao trabalho em círculos e o estudo de questões essenciais, como estas: “Quem é o homem? O que é a conexão? Como vamos avançar? Qual é o objetivo da criação? Qual é a missão do povo de Israel em relação ao resto dos povos? Qual é a razão para o antissemitismo? Como uma pessoa cura todo o ego coletivo comum e o que existe em cada um pessoalmente, como todo o mal no mundo é corrigido?”

As pessoas vão aprender tudo isso nesses círculos; elas vão esclarecer junto e descobrir o poder da unificação que vai curar todo o mal. Esse deve se tornar o trabalho permanente do povo de Israel, nossa missão internacional, até chegarmos à conexão completa.

Todos os dias, até várias vezes por dia, tanto quanto possível, a pessoa deve participar de uma discussão como essa num círculo. Há uma abundância de pessoas desempregadas que têm tempo livre, e é possível organizar debates deste tipo em locais de trabalho, nas escolas e na televisão para os que permanecem em casa.

Um círculo onde as pessoas discutem todos os seus relacionamentos vai se tornar a forma de existência da sociedade corrigida: em jardins de infância, na escola, no trabalho, entre os aposentados. Todas as pessoas vão aprender a cumprir as suas obrigações em relação ao resto do povo: para corrigir, se unir num único povo, e mostrar um exemplo para toda a humanidade.

Assim, todas as pessoas vão mudar imediatamente sua atitude em relação a Israel e o povo judeu e nós realmente vamos nos tornar uma “Luz para as nações”, um “reino de sacerdotes e uma nação santa”. Nós nos tornaremos professores para o mundo todo.

De KabTV “Uma Nova Vida” 02/09/14