Os Quatro Estágios Do Desenvolvimento Do Desejo

Dr. Michael LaitmanA primeira etapa está completamente cheia de Luz, que sai da raiz, e sente que não quer receber; é assim que começa a segunda etapa.

Depois, a segunda etapa considera que isso não a torna semelhante à raiz. Ela pode não estar recebendo nada, mas também não está doando nada!

Isso só piora, porque antes eu estava ligado ao Criador como uma criança e fazia tudo o que Ele queria. Eu desfrutava infinitamente, e embora fizesse isso para o meu próprio benefício, o Superior estava recebendo prazer disso!

Agora, eu supostamente fiquei maior e não quero receber Dele, mas acontece que não estou dando nada para Ele desfrutar, até a maneira como uma criança faz, porque Ele recebe prazer quando eu recebo Dele.

Então o que eu fiz? Eu me afastei ainda mais Dele! (É por isso que a segunda etapa é considerada um desejo mais forte do que a primeira, apesar dela não receber nada.) É como se eu estivesse negligenciando-O…

Um bebê está mais perto da mãe do que um filho maior que se sente independente e não quer receber nada dela.

Depois, a segunda etapa (Bina) decide que se ela recebesse a Luz do Criador, Ele realmente desfrutaria; é assim que começa ZAT de Bina.

A execução desta decisão ocorre na terceira etapa, em Zeir Anpin, que recebe a Luz em prol da doação devido à força de Bina. Em outras palavras, o superior determina esta decisão (por isso, considera-se que a cabeça de Zeir Anpin é Bina – ZAT de Bina).

Então o quarto estágio  Malchut surge e vê quanto prazer existe… Eu sou Zeir Anpin, que recebe em prol da doação, quando percebo o Criador e sinto que sou igual E ele!

Eu quero desfrutar ambos: a satisfação que estou recebendo e a equivalência com Ele! Eu quero desfrutar todos os prazeres que existem no Criador; isso é chamado de quarto estágio do desenvolvimento, Malchut.

A restrição (Tzimtzum Aleph) é feita ao longo desta quarta etapa, e nós não recebemos mais satisfação egoísta.

The-Four-Stages-of-the-development-of-the-Desire

Depois ocorre a segunda restrição (Tzimtzum Bet), a partir de ZAT de Bina até Malchut. Malchut penetra todos esses desejos e diz: “Nem pensar em recepção! É impossível receber alguma coisa, você não será capaz de fazer isso!”.

A quarta etapa do desejo penetra a terceira e segunda etapa, e agora há uma sensação em ZeirAnpin e ZAT de Bina que qualquer contato com a recepção da Luz vai ser egoísta.

Anteriormente, não havia nenhuma sensação de que o desejo de receber prazer fosse tão oposto à Luz! Mas agora está lá. Ainda assim, esta proibição só existe por causa de Malchut e não por causa de Zeir Anpin, e, especialmente, não por causa de Bina.

Afinal, ZeirAnpin está pensando em doar, mas a questão é: em quais desejos ele está pensando em fazer isso? Nos desejos que ele tinha antes da quarta etapa ter surgido ou ele está agora pensando em receber em prol da doação na quarta etapa, em Malchut?

E esta confusão consequentemente leva à quebra, quando eles não foram capazes de entender por que isso é impossível. Afinal, se estamos pensando em receber a Luz em prol da doação, como na terceira etapa da Luz direta, então esta é uma ação altruísta.

Mas verifica-se que a quarta etapa já penetrou esses desejos, e uma vez que você começa a sentir o que Malchut é – pelo prazer de ser igual ao Criador -, você não pode recusar isso, você deseja o gosto. Você tem a quarta etapa dentro de você, e não pode receber em prol da doação!

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/10/10, Escritos do Baal HaSulam