O Segredo Essencial Dos Judeus, Parte 51

Do livro: O Segredo Essencial dos Judeus, M. Brushtein

O Grupo Vegetal

As plantas são um dos principais grupos de organismos multicelulares (Wikipedia, “Plants”).

Esta definição, a fim de não desviar a atenção do leitor, é tomada de forma abreviada e ilustra o tema deste livro, o qual é uma planta que é um órgão constituído por um conjunto de células que interagem.

É importante notar que as plantas, em equivalência com as células, são atraídas à cooperação mútua e são muito bem-sucedidas. Com relação às plantas, a terminologia “social” é usada com muita frequência.

A fitossociologia é uma subseção da geobotânica e biogeocenologia, que estuda as relações de comunidades de plantas, e a formação destas comunidades nas plantas. (Dicionário Enciclopédico Biológico de “Fitossociologia”)

O que você diria sobre essa definição?

A associação vegetal é a unidade básica de classificação das comunidades vegetais (phytocenosis). (Dicionário Acadêmico)

Mas o mais convincente na sociabilidade das plantas é a seguinte definição.

Um grupo de plantas é um complexo de plantas desde a phytocenosis até assentamentos aleatórios de plantas. (Dicionário Ecológico “Agrupamento de Vegetação”)

Há um conjunto completo de termos relacionados com as comunidades humanas: relações, associações, assentamentos e até mesmo agrupamento.

Parece que as plantas têm ido longe demais em termos sociais desde os seus antecessores – as células.

Entre outras coisas, elas são capazes de transmitir informações entre si através de longas distâncias e também usam intermediários de outras comunidades biológicas para essa finalidade.

Para provar a existência deste método de comunicação, cientistas da China usaram vários pares de mudas de tomate conectados por uma rede de cogumelos. Ao receber o sinal de um ataque contra seus vizinhos, as plantas reagiram liberando substâncias que estragam o sabor das folhas ou até mesmo matam os parasitas causadores de doenças.

“É um sistema muito robusto que poderia permitir o movimento de proteínas de sinalização ao longo de muitos metros”, diz Durall. Redes de micorrízicas unem inclusive plantas de espécies diferentes, o que significa que diferentes espécies podem ser capazes de se comunicar entre si. No ano passado, eles descobriram uma rede tecendo o seu caminho através de toda uma floresta canadense, com cada árvore ligada às dezenas de suas vizinhas em distâncias de 30 metros. (Fonte: Novo Cientista)

Está certo. Socialmente, as plantas são muito avançadas. No entanto, uma conclusão generalizada é necessária para completar o quadro. Na verdade, como as plantas se destacam de outras formas da natureza?

Em nossa opinião, a Cabalá dá uma interpretação muito original, embora peculiar, das relações sociais no mundo vegetal.

“No entanto, como podemos ver na flora corporal, mesmo que elas sejam móveis e expandam em largura e comprimento, ainda assim, todas as plantas têm uma única propriedade. Em outras palavras, não existe uma única planta que possa ir contra o método de todas as plantas. Todas as plantas são como uma única criatura e as plantas individuais são órgãos específicos desse animal”. (Baal HaSulam, Shamati # 115)

Comente