O Professor Está Esperando Por Você Na Entrada

Dr. Michael LaitmanO aluno recebe toda a Luz (a Luz que Reforma e a Luz de preenchimento), através do professor (Rav). A ordem dos níveis nunca muda e o papel do aluno é o de ansiar a se aderir ao professor.

Nós temos um exemplo no Livro do Zohar sobre o Rav Chiya que jejuou por quarenta dias para ver o Rav Shimon, seu professor, que os tinha deixado. Quando ele não conseguiu vê-lo, ele jejuou por mais 40 dias.

Isto, obviamente, não se refere a um jejum físico, mas a ações espirituais. O Rav Chiya ascendeu ao nível de Bina de Bina superior e corrigiu-se a tal ponto na Luz de Hassadim onde foi recompensado com o nível de conexão com seu professor num nível muito elevado. Isso significa que ele viu o Rav Shimon sentado na assembleia superior, e é graças ao Rav Chiya que ele revelou a sabedoria superior, a Luz de Hochma, e a mente oculta, Mocha Stima’a.

Pergunta: Como nós podemos alcançar tal revelação?

Resposta: Nós devemos tentar ansiar por aquilo que o professor diz. É claro que nem você nem eu estamos em níveis como Rav Shimon e Rav Chiya, mas, sem dúvida, chegaremos a esses níveis no futuro. Nesse caso, isso deve servir de exemplo para nós, não na conexão física psicológica, mas na verdadeira conexão interna. Tudo o que podemos aprender e receber através da mente externa e do preenchimento interior vem do professor.

Caso contrário, o professor não pode fazer nada por nós. Ele está na posição de um pai que pode dar ao seu filho apenas o que o filho pede. Se o filho está cheio de energia e tem inteligência e vontade, você pode inscrevê-lo em diferentes clubes, professores particulares, e levar livros e jogos educativos para ele que possam ajudá-lo a desenvolver e avançar para um nível maior e mais elevado. Mas se o filho é autista e com déficit em seu desenvolvimento mental, a única coisa que um pai pode fazer é se preocupar com sua existência física, suas necessidades físicas, na esperança de que um dia sua mente desperte.

Tudo depende da deficiência do aluno e esta é uma conexão de sentido único em que apenas a deficiência do aluno abre o professor e obriga o professor a se abrir e não a se fechar. Isso é chamado de dor de criar os filhos, quando o professor é forçado a se fechar em função da distância que os alunos mantêm dele.

Isso acontece com todos os alunos e eu mesmo já passei por isso de uma maneira muito dramática. Nós temos que estudar esse estado também, a fim de entender que somos responsáveis ​​por tudo. A revelação do professor e, depois a revelação do Criador, ocorrem de acordo com os vasos do aluno, e de acordo com a forma como ele se preparou no trabalho com os amigos.

É somente através da conexão com os amigos que a pessoa pode ansiar pelo professor e, através dele, pelo Criador. Nós temos que encontrar a paixão comum nessa conexão e, assim, encontrar a direção certa. Caso contrário, não encontramos e a ocultação não nos ajuda.

O professor ensina a você onde e como abrir uma abertura através da qual você pode entrar no Criador. Imagine que, de repente, você descobre alguma ocultação no ar em algum lugar, bem aqui, e pelas dicas que o professor lhe dá (ele nunca irá lhe dizer direta e claramente, não espere isso) você entende como abrir um buraco no ar e entrar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/08/14, Escritos do Baal HaSulam