Novos Amigos Escondidos Dentro Dos Antigos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa desenvolve gradualmente um diálogo interno com a força superior e descobre o Criador ao se aderir ao grupo e ao professor?

Resposta: Eu posso não gostar do rosto do amigo, mas quero estar em contato com ele e ver o que o ser humano está sendo oculto de mim, a inclinação da verdade nele, a atitude especial. Ao realizar ações diferentes e mudar a mim mesmo, eu descubro estes meus amigos por cuja aparência eu estava anteriormente repelido. Agora, porém, eu começo a descobrir a sua bela forma interior. É assim que nos movemos de um estado para outro.

Posteriormente, este estado interior parece normal e não especial, e eu perco o interesse nele, mas ainda continuo a trabalhar e descobrir uma forma mais profunda e mais sublime. Assim, nós podemos estabelecer a conexão interna com o amigo.

Pergunta: O que exatamente eu continuo?

Resposta: Eu continuo a olhar para o desejo interior do amigo e não para os seus atributos externos. Se eu olhar para ele desta forma, então, em vez dos velhos amigos, eu vou descobrir novos amigos que foram escondidos dentro deles.

Pergunta: O que significa ansiar a ver a interioridade do amigo e não a sua exterioridade?

Resposta: Ver o amigo internamente significa tentar se conectar a ele ainda mais forte e justificá-lo. Eu entendo o Criador que enviou este amigo para mim, a fim de encontrar o Criador através da conexão com ele. Portanto, eu sou forçado a trabalhar com ele, embora eu preferisse que o Criador me enviasse Baal HaSulam como um amigo.

Pergunta: Eu era indiferente ao amigo, mas, de repente, uma nova atitude em relação a ele começa a se desenvolver em mim. Que mudança é essa?

Resposta: A Luz começa a influenciá-lo e assim você começa a prestar atenção de que há algo maior em seu amigo do que apenas um corpo físico. Isso é chamado “na Tua Luz veremos a Luz”. Como resultado da influência da Luz, você descobre que também há Luz em seu amigo. Você ainda não sabe ou entende que é a Luz, mas já começa a ver que há algo valioso no amigo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/08/14, Escritos do Baal HaSulam