Medo E Temor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível distinguir entre medo e temor?

Resposta: Em geral, o medo é um estado inferior, algo relevante para o nosso corpo bestial, o nosso desejo de receber. Em contraste, o temor é sentido de acordo com a característica de doação, com respeito ao Criador.

Eu trabalho dentro do meu desejo de receber. Se eu tenho medo de fenômenos dentro do meu desejo de receber, isso é chamado de “medo”. Se eu suspeito e tenho medo sobre se vou ser capaz de doar aos amigos e através deles ao Criador, isso é chamado de “temor”.

A diferença entre medo e temor está nisso, que o medo é um fenômeno natural que aparece e ocorre em mim naturalmente, como resultado do medo do desejo de receber se ele vai receber prazer, e nisso não há diferença entre uma pessoa e um animal. O temor não depende de mim, mas em como vou receber a Luz que Reforma. Isso me traz temor.

O medo é despertado em mim naturalmente, por si só, enquanto o temor é resultado da influência da Luz Superior, a luminária, da consciência da grandeza do Criador. Ou seja, a principal diferença é que o medo vem a mim da natureza e o temor está acima da natureza, sob a influência da Luz que Reforma.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/14, O Zohar