Lembre-Se Da Estrada Para O Templo

Dr. Michael LaitmanPergunta: A última crise militar em Israel prejudicou muitas das nossas sólidas convicções. Nós estávamos confiantes na força do nosso exército, mas ficamos convencidos de que não seríamos capazes de usá-lo para nos proteger da ameaça. Agora, é óbvio que os acordos entre os governos não garantem qualquer segurança.

Resposta: A guerra moderna é de um tipo diferente. Não há mais a vida que nós estávamos habituados. As antigas fundações, abordagens, objetivos, princípios e meios não funcionam. Isso acontece não só em Israel, mas em todo o mundo.

Apenas essas questões não são tão cruciais ao redor do mundo. Mas em Israel, que está localizado num ambiente hostil, é uma questão de vida ou de morte. Portanto, nós devemos ser sensíveis à mudança.

O povo de Israel deve compreender o seu propósito e por que isso está acontecendo conosco: Qual é o propósito de nossa existência? O que as nações do mundo exigem de nós? É por isso que elas nos culpam por todos os seus infortúnios.

Nós devemos explicar isso a todos, e em primeiro lugar, a nós mesmos. Nossa nação não entende o que é e qual é a missão do povo de Israel, que deve servir de modelo para a unificação de todo o mundo.

Só o povo judeu tem o conhecimento de como se unir. Afinal de contas, essa disponibilidade já está incorporada dentro dele. Todo judeu tem um gene especial, pois na época do Tempo, o nosso povo existia na unidade espiritual. Nós já vivíamos como um homem com um coração, aceitávamos esta condição para a realização.

Hoje, nós temos que mostrar um exemplo dessa unidade para toda a humanidade que precisa tanto dela. Só nós podemos fazer isso. Eu fico feliz que pela primeira vez a nação sentiu que ela realmente quer e precisa disso.

Esta profunda impressão foi deixada em nós como resultado da última guerra. Eu não acho que ela vá desaparecer. Ela permanecerá pelo menos em cada Israel, e será possível despertar essa necessidade de conexão.

Se a nação já está à procura de conexão, então ela precisa saber do que depende e como isso pode ser alcançado. Ninguém realmente imagina essa relação em que estamos constantemente conectados uns com os outros e como podemos chegar a eles.

Na verdade, isso não é exequível. Basta olhar para si mesmo, sua vida, vizinhos, e imediatamente fica claro que esta é uma completa utopia e não ocorrer. Mesmo que você me mate, eu não sou capaz de me conectar com os outros.

É além da capacidade humana, e mais ainda entre os judeus. Nós podemos estar muito próximos uns dos outros, quando isso é benéfico. Mas, na vida real, quando não é necessário, nós não temos pressa em nos conectar. Portanto, nós precisamos de um método, uma ciência da unidade, que é chamada de sabedoria da Cabalá.

Esta ciência está escondida dentro de nós, dentro do povo judeu. Nós já nos fundimos com ela nos dias do Templo; vivíamos como um homem com um coração o tempo todo depois de deixar o Egito e antes da queda do Segundo Templo.

Hoje, nós temos que voltar a este método. Portanto, a sabedoria da Cabalá é revelada para que a realizemos dentro do povo de Israel, ensinemos esse método ao mundo inteiro e nos tornemos “uma luz para as nações do mundo”.

De KabTV “Uma Nova Vida” 02/09/14