Humanidade No Limiar Do Divórcio

Dr. Michael LaitmanTodo o método sobre o qual a Torá fala, desde o primeiro Adão (homem) até a entrada na terra de Israel, é o processo dentro de um grupo de Cabalistas que descobrem o mal dentro do grupo ao trabalhar na conexão espiritual entre eles. A partir de então, só o bem é descoberto.

A descoberta do mal é todo o ódio que separa as pessoas, e ele é descoberto na medida em que elas querem se conectar. No entanto, agora, em vez de discutir sobre diversos assuntos insípidos, se a humanidade desejasse se conectar, ela não precisaria descobrir o mal. Toda a sua maldade é encontrada dentro do povo de Israel. Portanto, as nações do mundo não podem corrigir sozinhas este mal. Eles fazem isso com a ajuda do povo de Israel e chegam à correção de uma só vez.

Afinal, se o verdadeiro mal do ego fosse revelado nelas no momento em que elas começam a se conectar, o mundo estaria se afogando no mal. Elas realmente estariam se devorando até o osso. Assim, o trabalho de conexão foi dado apenas ao povo de Israel, que se chama o “povo de dura cerviz”.

O povo de Israel faz o trabalho de conexão e se transforma numa “cola” que pode conectar toda a humanidade. Eles trabalham em conjunto com as nações do mundo, mas a sua inclinação ao mal não é revelada neste trabalho.

Este é um conceito interessante. Afinal, a inclinação ao mal é especificamente revelada no momento da conexão entre as pessoas, e nós precisamos trabalhar com isso. A Torá nos fala sobre isso em todas as etapas do deserto. Em outras palavras, elas são os estágios da revelação do ego que é gradualmente descoberto e corrigido. Parece como se os filhos de Israel tivessem errado, transgredido e violado os comandos do Criador. No entanto, é precisamente assim que eles se corrigiram e se prepararam para a entrada na terra de Israel.

Após a sua entrada na terra de Israel, eles ainda precisavam conquistá-la, mas essa já era uma guerra diferente, que foi a conquista das nações na terra de Israel: esta foi a utilização do ego através do poder de doação que eles adquiriram anteriormente. No entanto, em nossos dias, a fim de corrigir todo o ego humano, é necessário conquistar o mundo inteiro por meio do poder da doação. As nações do mundo não são obrigadas a lutar com a sua inclinação ao mal.

Toda a Torá fala sobre a descoberta do mal que se revela através da inclinação para se conectar. É como um jovem casal que passa por todos os tipos de conflitos quando eles tentam se dar bem na vida compartilhada. Eles se comunicam cada vez mais através do compartilhamento de uma cozinha, quarto, sala de estar, tarefas de casa, trabalho, uma conta bancária conjunta, e tempo livre.

Antes disso, eles se encontravam em algum lugar ao longo do tempo, e isso não os obriga a fazer nada. De repente, eles têm muitas razões para se conectar, e por isso a inclinação ao mal é revelada neles.

O mundo inteiro agora se sente como um casal recém-casado. Por isso, requer um método, a sabedoria da conexão, que é a sabedoria da Cabalá. Isso é necessário em todos os lugares, em nosso tempo não há possibilidade de se conectar de qualquer outra forma.

Por que as pessoas não estão prontas para se conectar hoje? Por que tantos casais se divorciam? Porque não só o ego é revelado, mas também a verdadeira inclinação ao mal. Isso ocorre porque a humanidade deve agora estar conectada em todo o mundo e em todos os níveis. Assim, todos serão obrigados a conhecer a sabedoria da Cabalá, que ensina como superar a inclinação ao mal.

Quando você quer se conectar com o seu filho, você deve saber como fazê-lo, especificamente com a ajuda da sabedoria da Cabalá. Você precisa aprender a atrair a Luz que Reforma ou, de outra forma, você não terá uma conexão com seus filhos. Hoje, os pais perdem a conexão com seus filhos que atingem a adolescência em torno de 13 anos de idade, e, em uma década, essa conexão já estará enfraquecida pela idade de sete ou oito anos, e ainda mais cedo.

Hoje, com a idade de três ou quatro, as crianças começam a se sentir completamente independentes. Para elas, um pai é simplesmente uma ferramenta para alcançar um objetivo, que é a realização de seus desejos e nada mais. Problemas desse tipo irão surgir em todos os lugares. É impossível atingir a conexão sem a sabedoria da Cabalá.

Em todos os lugares que as pessoas tentarem se conectar, no local de trabalho ou em casa, elas vão descobrir a sua inclinação ao mal. Elas vão querer se conectar mais e não vão estar prontas para isso. Assim, elas vão se divorciar. Mesmo os terroristas estão divididos e não estão prontos para conectar numa gangue. Há tantos grupos e tantas facções entre eles! A separação vai continuar a crescer em todos os lugares. Logo, todo mundo vai se sentar em sua casa com um rifle, e pronto.

Os amigos num grupo de Cabalistas trabalham conscientemente na conexão entre eles. Portanto, todos esses fenômenos se manifestam entre eles de uma forma muito clara e óbvia. No entanto, os Cabalistas têm as ferramentas para trabalhar contra o seu ego, contra a separação e contra o ódio. Os amigos desempenham o papel do povo de Israel com respeito a todos os filhos de Israel, assim como todo o povo de Israel desempenha com respeito a toda a humanidade. Então, todo o povo de Israel deve trabalhar como um grupo de Cabalistas com respeito a todo o mundo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/09/14, Escritos do Rabash