“E Agora, Você Vê?” – “Sim!”

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot“, item 54: Quando o Criador vê que a pessoa completou a medida de seus esforços e terminou tudo o que tinha para fazer no fortalecimento de sua escolha na fé no Criador, o Criador a ajuda. Então, a pessoa alcança a Providência aberta, ou seja, a revelação da face. Assim, ela é recompensada com o arrependimento completo, ou seja, se une ao Criador mais uma vez com o seu coração, alma e poder…

Não há amparo aqui, não há razão para esperar que o Criador fique farto e tenha compaixão de nós como um pai misericordioso. Não devemos esperar que o Criador seja tocado por nossas lágrimas e tenha piedade e intervenha em nossa situação e perdoe a nossa falta de esforços.

Isto significa que a esperança é sem sentido, que em vez de nosso esforço é possível esperar um pouco, chorar um pouco, e tudo vai ficar bem. Em geral, no nosso mundo uma pessoa espera exatamente esse tipo de atitude em relação a si mesma de outras pessoas e do Criador. Mas isso não acontece aqui.

Nós somos obrigados a realizar e concluir a quantidade de esforço necessário da nossa parte. E isso deve ser verdadeiramente um esforço, ou seja, o esforço na construção de nosso Kli espiritual para revelação. Como se diz: Ele fez um decreto que não será transgredido (Salmos 148: 6). Se você tiver um desejo de dez gramas, que seja, digamos, o primeiro grau de adaptação ao primeiro nível obrigatório para descobrir o Criador, então você vai sentir a Sua presença, ou seja, Ele será revelado.

Enquanto o seu desejo for menos do que “dez gramas”, você está abaixo do limite e não sente o Criador. Isso significa que o Criador está oculto. Todos os sentidos funcionam de acordo com este princípio, incluindo os sentidos espirituais.

A percepção nos sentidos espirituais é dividida em 125 níveis que são divididos internamente em muitos outros subníveis. E não importa o que, nós temos que atingir o nível de sensibilidade que corresponda ao primeiro nível. E isso depende da medida de esforço que nós elevamos a nossa sensibilidade, ou seja, a expansão de nosso Kli.

Esta é a nossa sensibilidade conforme a doação, porque o Criador é doação, amor e conexão. Ele nos é revelado como tal. Portanto, nós temos que nos preparar de acordo: doação, amor e conexão entre nós. E nós sequer temos que atingir essas características diretamente, mas só temos um desejo de adquiri-las. E se especificamente nós dirigimos nosso desejo, ansiamos por isso e temos força suficiente, então nós começamos a descobrir o Criador. Isto é tudo.

É como um exame visual com um optometrista: “Você vê essas letras?” – “Não!” “E você as vê agora” – “Sim!” Existe um limiar de sensibilidade para cada sentido, e quando ele é atingido, de repente, a descoberta acontece.

Da Lição Diária de Cabalá 29/08/14, Escritos do Baal HaSulam