Com Que Frequência Você Se Lembra Do Criador?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que tipo de medo eu devo sentir? Eu devo ter medo de esquecer o Criador?

Resposta: É bom se você já tem um medo assim. Quantas vezes por dia você se lembra do Criador, se acaso se lembre?

Pergunta: Esse é um nível espiritual. Portanto, como podemos chegar a isto?

Resposta: Através da garantia mútua, da grandeza da importância do Criador. O principal é a importância do Criador. Você deve dispor e organizar um ambiente que irá reforçar esta importância em você.

Você é simplesmente um desejo de receber egoísta, nada mais, que quer ficar quieto e receber prazer sem investir qualquer esforço. E, de repente, você anuncia que está pensando no Criador. Como você pode pensar Nele? É impossível. O Criador é completamente oposto à minha natureza. Então você deve obter a importância do Criador do ambiente.

A quebra nos torna dependentes do ambiente, e precisamos usá-lo. Se uma pessoa se coloca sob a influência do ambiente, isso a ajuda e influencia. Se ela se lembra do Criador, isto significa que o ambiente a lembra. Mas ela mesma deve dispor e organizar este ambiente.

Deve haver uma causa externa, um estímulo externo, que nos lembre o Criador. Isto é porque você nunca olha na direção Dele e não pensa Nele. Às vezes, o Criador nos lembra Dele. E em geral é o que acontece conosco; de repente, nós nos lembramos do Criador, o caminho espiritual. Mas é por causa de um despertar de cima, e isto não é considerado um avanço.

O ambiente nos faz lembrar do Criador, do caminho, e nos fortalece com a importância da espiritualidade. Mas este é o resultado do nosso trabalho preliminar e isto é considerado estar em nossa conta. Eu investi energia no ambiente e o ambiente me influencia.

Sem o Criador e sem o ambiente, sozinho, eu, por mim mesmo, não serei elevado acima do solo. Minha natureza é assim. Então, o que me resta é apenas o investimento no meu ambiente ou esperar até que um despertar venha de cima e me estimule. Em geral, nós esperamos um despertar de cima. Mas este é o caminho do sofrimento.

O Criador nos desperta várias vezes e depois se vai. Isto significa que a pessoa aparentemente deve receber um pouco mais de sofrimento para se tornar um pouco mais sensível ao despertar de cima.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/2014, Escritos do Rabash