Bagagem Velha É Uma Obstrução Para Uma Vida Nova

Dr. Michael LaitmanPergunta: O povo de Israel não tem unidade, um objetivo comum. Qual é a razão para esta separação? Talvez estejamos nos deixando levar em demasia pelo modo de vida ocidental, onde todo mundo tem sua própria ideologia e metas?

Resposta: Nós temos que sair do exílio e carregar todas as suas características dentro de nós mesmos. Mas isso não significa que devemos permanecer assim. Por que nós voltamos a esta terra para viver como o povo de Israel na terra de Israel?

Algumas décadas atrás, eu pertencia a uma nação, você a outra, e ele a uma terceira. Nós vivíamos em diferentes culturas e em diferentes localidades geográficas. Então viemos a Israel, mas nada mudou. Esta é uma reunião de exilados, cada um vem com sua própria bagagem, protegendo o que está dentro. Ou será que vamos querer abrir essa bagagem e, desde dentro, nos unir e tornar uma nação?

A força de união é a principal força da natureza, pela qual vivemos. Porém, a força de separação a confronta. Estas duas forças devem estar em equilíbrio. Isso acontece em todos os lugares e sempre: prós e contras, quente e frio, tensão e relaxamento.

Os dois opostos parecem estar sempre lutando entre si, mas, na verdade, eles se tornam conectados. A vida é a combinação dessas duas forças opostas.

Mas o ser humano tem apenas uma força negativa, o egoísmo, e não tem força de conexão. Mesmo que nos unamos, também é devido à força egoísta. Eu só quero usar alguém para o meu próprio benefício e é por isso que faço algo bom para ele, a fim de me aproximar dele.

Nós não temos nada, exceto a força egoísta negativa. Mas, se diz, “Eu criei a inclinação ao mal, e criei os meios para corrigi-la, a Luz que Reforma”. Há uma força que se opõe a nossa inclinação ao mal, que é a Luz, uma força interna especial da natureza que nos é revelada quando estamos unidos.

Se nos reunirmos para buscar essa força, nos conectando, vamos encontrá-la. Ela permitirá que nos elevemos acima do nosso egoísmo e o subjuguemos. Ou seja, esse poder da unidade deve ser revelado mais do que o nosso egoísmo.

Ao fazermos um esforço para nos conectarmos, nós revelamos cada vez mais a força interior de unidade. Como resultado, esta força de unidade se torna mais forte do que a força de separação e começa a dominar. Assim, nós nos tornamos portadores de duas forças: a força de separação que age internamente e a força unificadora que age externamente.

A sociedade humana viverá uma nova vida especial porque nós temos duas forças, não apenas uma. Através da sabedoria da Cabalá, vamos conseguir uma conexão especial e obter a verdadeira força de união. Esta força não vai ser egoísta, como num bando de terroristas, mas nos elevará acima do nosso ego. A força de conexão e a força de separação vai existir simultaneamente, nos equilibrando e elevando para um novo grau, uma nova vida.

De KabTV “Uma Nova Vida” 27/08/14