Ações Internas E Sua Expressão Externa

Dr. Michael LaitmanA Parashat Semanal Aharei Mot (Após a Morte) nos diz o que acontece após a morte dos filhos de Aarão, Nadav e Avihu. Eles cometeram um grande pecado e, portanto, foram condenados, e a terra os engoliu.

Nós entendemos que a Torá fala apenas dos atributos internos de uma pessoa que necessitam de correção. Entre eles, há atributos que são cortados e comidos depois, e também atributos e desejos que são queimados, afogados, enterrados ou estrangulados.

Em outras palavras, existem mil maneiras de combater os desejos egoístas de uma pessoa que aparentemente são expressos em tais ações externas que são realmente assustadoras. Mas, na verdade, estas são todas ações internas que se expressam dessa forma na matéria.

Como Aarão, seus filhos são os nossos maiores atributos internos; além disso, os filhos de Aarão são maiores do que Aarão, já que um filho é o próximo nível superior. Por exemplo, nós constantemente vemos o Rabi Elazar, que é o filho do Rabi Shimon, ao lado de Rabi Shimon, que escreveu o Livro do Zohar.

Portanto, se o atributo de Rabi Shimon se refere à correção de uma pessoa, o atributo de Elazar, sendo um nível superior, refere-se à correção de todo o mundo.

Aarão é o mais alto nível de amor e doação, e esta é a razão pela qual ele é chamado de sacerdote. Dois ramos derivam dele, seus dois filhos, Nadav e Avihu. Os dois ramos que se conectam numa pessoa acreditam que podem elevar um incenso especial, o que significa realizar uma correção e ascender ao mais alto nível com o seu fogo. Mas isso é impossível até o fim da correção. Portanto, o atributo de Nadav e Avihu numa pessoa tem que ser por enquanto condenado à morte, ocultado, e não poder ser utilizado.

Entrar com seu fogo significa que a pessoa pode agir no atributo de doação por si mesma, o que significa receber a fim de doar e cooperar mutuamente com a Luz de Hochma. Ela mesma também pode refletir a Luz, mas isso é impossível antes de entrar na terra de Israel.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/03/14