A Sabedoria Da Cabalá E O Resto Das Ciências

Dr. Michael LaitmanPergunta: De que forma a sabedoria da Cabalá difere do resto das ciências?

Resposta: A sabedoria da Cabalá está envolvida na descoberta do Criador, na descoberta da força de doação nos Kelim (vasos) que estão em equivalência de forma com Ele, em outras palavras, Kelim de doação. Isso nunca pode acontecer em outras ciências, porque elas estão envolvidas com os fenômenos que são descobertos em Kelim de recepção.

Nós Kelim de doação, eu descubro o poder superior. Estes Kelim estão afastados de mim, porque eu tenho que sair de mim mesmo e subir acima do meu desejo de receber. Isso possibilita que eu compreenda esse poder objetivamente, investigue e estude-o.

Nas outras ciências, nós só descobrimos fenômenos que acontecem dentro de nós, mesmo que nos pareça que eles estão acontecendo fora de nós, no mundo circundante. No entanto, através da sabedoria da Cabalá, nós desenvolvemos novos sentidos, Kelim, nos quais descobrimos o poder superior que está fora de nós.

Portanto, a sabedoria da Cabalá é uma sabedoria objetiva sobre o Criador, sobre o poder superior, sobre o único poder que controla tudo, incluindo nós, e esta é a diferença entre a sabedoria da Cabalá e outras ciências.

A mesma abordagem científica é praticada na sabedoria da Cabalá como em todo o resto das ciências. Como está escrito:  Um juiz tem apenas o que seus olhos veem” (Talmude, Baba Batra 131a); em outras palavras, uma base factual, mas elas são recebidas em outros Kelim, em Kelim de doação.

Como toda ciência, a sabedoria da Cabalá desenvolve e descobre cada vez mais. Somente após o fim da correção e da descoberta da Luz do Mashiach (Messias) é que a sabedoria da Cabalá se tornará uma ciência totalmente completa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/08/14, Escritos do Baal HaSulam