A Fórmula Do Avanço Ideal

Dr. Michael LaitmanO Zohar é a fonte mais poderosa de força espiritual de onde podemos atrair Luz, força, tudo que o homem deseja. Mas é necessário compreender que recebemos tudo de acordo com nosso desejo.

Quando o desejo alcança o propósito da criação, e eu me dirijo diretamente a ele, eu recebo dele 100% de força e ajuda.

Mas quando eu me movo numa direção diferente, a Luz deve me influenciar, influenciar o meu desejo de receber prazer, na medida do meu desvio, de modo a dominá-lo e me fazer voltar ao caminho correto.

Eu percebo a diferença entre ser dirigido precisamente ao objetivo e desviar dele como sofrimento. Este sofrimento me obriga a voltar.

É como quando uma criança pequena, cujas mãos eu estou segurando, quer me puxar para outro lugar e eu a seguro e puxo, então ela me puxa em outra direção, e eu a puxo de volta novamente.

É o mesmo conosco. Quando nos desviamos do caminho, a Luz nos faz retornar à força. Mas nós sentimos essa força agindo em oposição ao nosso desejo, nós a sentimos como mal: doenças, problemas, sofrimento, guerras e morte.

Isto é porque, se quisermos avançar no bom sentido, como bons filhos, de modo a não sofrermos mais, nós precisamos perguntar: como podemos obedecer e avançar para o caminho correto, reto e sem erros?

Baal HaSulam escreve que há uma fórmula simples: “Israel (aqueles que aspiram ao Criador: Yashar – direto e El – Criador), Torá (que vem das palavras “Ohr“– Luz e “Ora’a“– instrução) e o Criador são um”.

Eu sou Israel. Torá é a Luz que irá me influenciar, avançando-me para o caminho bom e correto. O Criador é doação.

The-Formula-of-Optimum-Advancement

Como eu faço para avançar de acordo com esta fórmula? No artigo “A Liberdade”, Baal HaSulam explica que isto só pode ser feito com a ajuda do grupo.

Quando eu conecto a realização do objetivo com o grupo, no grupo, eu me torno parte dele e desejo revelar o Criador na conexão entre nós. Eu definitivamente estou avançando na direção certa quando faço isso.

Por esta razão, quando lemos o Zohar, desejando atrair sua Luz para nós, precisamos nos preocupar tanto quanto possível para que esta Luz se torne devidamente manifestada.

Isso ocorre porque a Torá pode ser tanto o elixir da vida como o veneno mortal. E pode acontecer de irmos numa direção completamente diferente, e então está escrito: “De preferência, sente-se e não faça nada”.

É por isso que devemos nos armar com a intenção correta e lembrar que estamos todos lendo o Zohar, de modo que a Luz vai nos trazer a unidade.

E não importa o que lemos, quanto entendemos, se ouvimos e compreendemos a linguagem. A intenção é o que importa.

Isso ocorre porque a “incrível” força (Segula) do Zohar afeta somente o homem de acordo com seu desejo. Por esta razão, uma vez que quisermos nos conectar, o Criador irá se revelar neste contexto.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/10/10, O Zohar