Transformar A Terra De Canaã Na Terra De Israel

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Levítico”, 14; 33-35: E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: “Quando tiverdes entrado na terra de Canaã que vos hei de dar por possessão, e eu enviar a praga da lepra em alguma casa da terra da vossa possessão, então aquele, de quem for a casa, virá e informará ao sacerdote, dizendo: ‘Parece-me que há como que praga em minha casa’”.

Pergunta: Eu sei que as pessoas podem ser infectadas pela lepra (hanseníase), mas eu nunca ouvi falar que ela está relacionada com a casa. Qual é o significado de uma casa ser infectada?

Resposta: Trata-se apenas de desejos. Existem apenas desejos e forças que nos cercam. Se uma força é egoísta, ela aparece na forma de diversos problemas como a lepra, por exemplo.

Desejos espirituais externos de uma pessoa são chamados de casa, quintal, campo e deserto. A alma está no corpo e o corpo está em casa, a casa está no quintal, e o quintal é um lugar aberto no deserto. Esses cinco níveis: a alma, o corpo, a casa, o quintal e o deserto são as mesmas cinco Sefirot. Primeiro elas são todas egoístas, e por isso nós temos que corrigi-las.

Primeiro nós falamos da correção do corpo, e agora falamos de um nível totalmente diferente, da correção da casa, que trata-se de um nível chamado a terra de Canaã. Uma pessoa é um sistema móvel, enquanto a casa está ligada à terra. Isto significa que uma pessoa e quintal aparentemente não se tocam um com o outro e há uma casa entre eles. Portanto, nós temos que examinar o nível da casa agora.

Canaã é a terra ou o desejo (“terra – Eretz” vem da palavra “desejo – Ratzon“, em hebraico), que precisa ser corrigido. Assim, a terra de Canaã se torna a terra de Israel. Israel é Yashar-El (direto ao Criador), a fim de doar, enquanto Canaã não é isso ainda.

Pergunta: Ainda não existem tais realizações na Israel moderna. Portanto, onde nós estamos vivendo: na terra de Canaã ou na terra de Israel?

Resposta: Somente na terra de Canaã.

Tudo o que pode ser corrigido no nível da terra é chamado de Canaã. Este já é um nível, mas um nível que deve ser corrigido. E há outras partes que ainda estão muito longe deles, pois além da terra de Canaã, há Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Babilônia, e o resto do mundo. É assim que a terra diminui gradualmente em santidade e se afasta ainda mais do amor e doação.

O crescimento do atributo oposto, o ego, começa a partir do Egito, onde eles costumavam embalsamar pessoas. Isso significa que eles atribuíam atributos divinos ao corpo humano e tentavam imortalizá-lo.

Se nós falamos de santidade, Israel com o seu centro em Jerusalém é a fonte de onde a força superior é revelada em toda a medida e, assim, ela se espalha para as terras que eu mencionei anteriormente.

Agora, esses estados causam maiores problemas, porque existem as mesmas forças egoístas neles como aqui. Será que a força positiva vem de Jerusalém hoje? É só terrível egoísmo! Este, naturalmente, se espalha a partir dela, como do centro, e move-se em círculos para os países vizinhos.

Esta é a razão do Baal HaSulam dizer que Jerusalém é a base, a fonte de todas as forças impuras, e que nós devemos corrigi-la em primeiro lugar. Agora essa demanda vem de todos os países vizinhos, sob a forma de sua pressão que está reservada para nós corrigirmos a fonte de nossa santidade. Então, tudo vai ficar bem nesses países.

Nós acreditamos que não é nossa culpa que existam guerras na Síria, no Líbano e em outros lugares, mas, na verdade, nós somos os culpados por tudo o que está acontecendo no mundo, uma vez que não somos a fonte da força positiva. As nações do mundo estão totalmente certas sobre isso, mas nós temos que trabalhar nisso. Já vimos que a pressão não vai nos ajudar. Pelo contrário, todos nós devemos começar a abordar este assunto de forma independente e trabalhar na correção que o resto do mundo espera tanto de nós.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 25/02/14

Comente