Pecar Para Subir À Luz

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na sua estante você tem um disco chamado “A Torre de Babel, o Último Nível”. Você quer dizer que este é o último nível antes da Fonte da Luz?

Resposta: O último nível da Torre de Babel é o maior ego que existe em nós. E você deve alcançá-lo para subir ao mundo do Infinito, porque você só pode subir lá com um grande ego.

Pergunta: Mas o modelo da Torre de Babel é o modelo do pecado. Como você usa o pecado humano para chegar à maior Luz?

Resposta: Isso pode ser feito porque eles estão conectados. Quando você alcança os maiores pecados, você merece a maior Luz.

Pergunta: Então eu preciso pecar para chegar à maior Luz?

Resposta: Isso mesmo.

Pergunta: Então, você está forçando as pessoas a pecar?

Resposta: No momento, eu existo num pequeno ponto deste mundo e quero atingir um grau mais elevado. Mas eu sou incapaz de fazer qualquer coisa com o ego que tenho agora, porque o meu ego é pequeno, há apenas o suficiente para usar neste mundo. É por isso que eu preciso revelar um grande ego, digamos -100 kg (o sinal de menos está lá para mostrar que isso se refere ao ego). Então eu o corrijo em 100 kg de doação, e desta forma alcanço o estado de correção.

Sin in Order to Rise Towards the Light

Num grau mais elevado, eu terei uma tonelada de ego, que irei corrigir numa tonelada de doação.

E isso vai continuar para sempre: um contra o outro. Você peca, corrige-o, e chegar à Luz. Mais uma vez você entra no ego, corrige-o, e novamente você atinge a Luz. É assim que a pessoa avança no mundo espiritual.

Você deve revelar o seu ego, porque ego é o material onde o mundo espiritual se revela sob a condição de que você o corrige da recepção à doação. Está escrito que: “Não há homem justo no mundo, que tenha feito boas ações sem ter pecado”. É por isso que nós precisamos da revelação do ego.

Mas nós nunca trabalhamos para revelar um grande ego, mal, em nós; pelo contrário, nós aspiramos pela propriedade de amor e doação acima, apesar do nosso egoísmo. Mas quando conseguimos isso e adquirimos a propriedade de doação, o egoísmo cresce imediatamente, por isso vamos subir sobre ele mais uma vez. Desta forma, nós avançamos sobre duas pernas, a linha direita, doação, e a linha de esquerda, recepção.

Da Palestra Cabalá para a Nação, 23/11/10

Comente