O Que A Mente Não Faz, O Tempo Fará

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando nós trabalhamos com o ego, nós o enganamos constantemente. Isso é realmente o que a Torá diz?

Resposta: Eu não diria que o trabalho com o ego é o engano, mas sim a maneira correta de usá-lo. Em si mesmo ele é impotente, como uma criança que fica louca, mas não pode fazer nada sobre isso. É por isso que nos foi dada a Torá, para que possamos mudá-lo. Esta é a ideia.

A principal coisa a fazer é agarrar-se a ele. Leva anos e às vezes décadas. Alguns dos meus alunos que estudam há 15 anos está apenas começando a entender isso.

Meu professor, o Rabash, me contou como seu pai Baal HaSulam, que estava dilacerado por questões internas, pegou uma vez aleatoriamente um livro da estante do seu professor e abriu-o. Mas sabemos que nada acontece por acaso, e foi o livro Etz Hachaim (A Árvore da Vida), escrito pelo ARI. Embora seu professor, o rabino de Porsov, o havia proibido de tocá-lo, ele entendeu que isso era exatamente o que ele precisava. Ele tinha encontrado o seu livro, mas não sabia que levariam 20 anos para começar a entender o que ele diz.

Esta história deixou uma impressão muito forte em mim, a qual era quase deprimente: “se eu tenho 30 anos agora, isso significa que eu vou entender as coisas só quando tiver 50 anos!”

Mas, por outro lado, é impossível parar a nossa evolução e ela continua e pode até mesmo ser acelerada, mas, apesar da nossa vontade, é preciso tempo, já que a nossa evolução acontece neste mundo, em carne, ossos e nervos. A inércia da matéria corpórea nos puxa para trás e não nos permite dar o salto espiritual.

Todos os Cabalistas, não importa quem eles eram, passaram por esses estados. Portanto, você tem que plantar as sementes espirituais dentro de você.

Se o mal é revelado em algum lugar, é só para que você possa purificar e mudar a si mesmo para que seja capaz de ser “plantado no solo e crescer”. Ao mesmo tempo, você não deve se identificar com os atributos negativos. Você tem que sair deles e segui-los de fora. Então você vai ser capaz de colocar-se sob o chuveiro e ser limpo, receber ajuda para ser plantado no solo, e pedir mais.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 18/02/14

Comente