O Criador Me Deixou, Ou Eu O Deixei?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Baal HaSulam disse que uma pessoa deve agir de forma prática, a fim de despertar o amor pelo Criador nela. Porém por que é tão difícil fazer isso? Por que existe tal resistência interior?

Resposta: O fato é que no momento que você cai, você não só deixa de sentir o amor por Ele, mas também perde a conexão com o Criador, e por isso parece-lhe que o Criador lhe deixou.

A verdade é que o amor do Criador é absoluto e infinito, mas a ocultação por parte do seu ego está aumentando a cada dia e a cada momento, para que você não sinta o amor dentro de si. A questão é que você esquece que ele é resultado do seu esfriamento interno, e você acha que é o Criador que lhe deixou.

Portanto, você grita: “Por que você me deixou!” No entanto, ninguém lhe deixou. Pelo contrário, o Criador lhe deu a chance de descobri-Lo ainda mais, por si mesmo. Esta é a diferença entre a religião e a sabedoria da Cabalá. Uma pessoa religiosa ora ao Criador pedindo que Ele faça tudo para ela, enquanto um Cabalista ora ao Criador para dar-lhe o poder e os meios pelos quais ele possa corrigir alguma coisa.

Pergunta: Será que a ideia de despertar o amor pelo Criador significa despertar o amor dos amigos dentro de mim?

Resposta: É impossível fazer de outra forma. É somente através do amor dos amigos que você pode alcançar o amor do Criador. Como está escrito: “Do amor do homem ao amor do Criador”.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/08/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente