Num Debate Eterno Consigo Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que, entre o povo de Israel, há tantas correntes opostas, e mesmo as pessoas com uma atitude tão crítica para com sua nação e pessoas que até concordam com as acusações que vêm de fora e com as sanções contra Israel? Por que há tanto ódio em relação ao povo de Israel dentro de si mesmo?

Resposta: Uma vez, o povo de Israel esteve num nível espiritual, tinha alcançado o poder superior e aderiu-se a ele por algum tempo, e, depois disso, nós caímos deste estado. No entanto, um Reshimo (reminiscência) manteve-se em nós, genes do nível espiritual, e nós não concordamos com este nível espiritual, porque ele é totalmente contra o mundo físico.

Segue-se que, dentro de cada judeu, há algum tipo de atitude anti-israelense, que é dirigida contra o verdadeiro Israel, dependendo do quão forte este Reshimo espiritual está dentro dele. No entanto, este Reshimo está em todos, mais em alguns, menos em outros.

Da mesma forma, isso depende do nível de desenvolvimento. Às vezes, esse Reshimo aparece numa pessoa e cria fortes atitudes anti-Israel nela, e, depois disso, o oposto; ele silencia. Isso é o que acontece com todo mundo, porque é construído de uma forma muito diversificada e passa por um grande número de estados.

Isso produz uma intensa tensão dentro do povo de Israel, a tal ponto que os judeus em muitos países tornam-se os instigadores de ações contra a nação de Israel e o povo de Israel, contra o judaísmo, e contra tudo o que está ligado aos judeus.

Pergunta: Este é o ódio próprio (auto-ódio)?

Resposta: Não se trata de ódio próprio. A pessoa não concorda com o judeu que se encontra dentro de si, e, ao mesmo tempo, descobre em si mesma a fonte das setenta nações do mundo que ela deixou na babilônia. A fonte de Israel, por sua vez, está em repouso dentro de si, escondida profundamente dentro, e a fonte dessa tribo da qual ela foi criada torna-se mais proeminente.

Segue-se que ela se sente mais próxima dessas pessoas e desta nação, desse lugar onde ela está vivendo agora, do que do povo judeu e da nação de Israel. Portanto, nós temos que explicar a ela como o povo judeu foi criado e o que está acontecendo conosco, e que fontes estão escondidas dentro dela.

De KabTV “Uma Nova Vida” 12/08/14

Comente