Nem Tudo Foi Dito Ainda Sobre O Amor

Dr. Michael LaitmanPergunta: Conosco, é habitual que o grupo dos homens funcione separadamente no amor pelos amigos, e o grupo de mulheres realiza seu próprio trabalho. Se o amor dos amigos se refere tanto a homens como mulheres, de que forma vamos fazer este trabalho?

Deve haver círculos separados para homens e mulheres ou eles podem ser misturados e estes assuntos serem discutidos?

Resposta: Sobre o que exatamente você quer falar? É sobre a unidade, sobre o amor dos amigos?

Se eu amo um amigo, eu não presto atenção na sua aparência exterior. Sua ânsia pel meta é o que importa para mim, sua conexão com o Criador. Neste caso, algum tipo de unissex aparece diante de mim, não é um homem nem uma mulher, mas algo que ansia pelo Criador, e pronto!

Eu entendo que a aparência física de uma mulher diante de um homem o perturba muito. Para uma mulher, é menos; para um homem, é mais. Neste caso, é necessário separar os círculos. Não há mais nada a ser feito. Ainda não chegamos à correção desejada ou à potência exigida de ansiar avançar. O Criador, entretanto, é menos importante para mim do que este ser fisiológico que está brilhando na minha frente. Não posso elevá-lo mais alto dentro de mim do que o seu corpo fisiológico.

O que há para fazer? Em um caso como este, as mulheres precisam ficar distantes dos homens para ajudá-los, para que nada os distraia do trabalho entre eles. No entanto, no futuro, vamos olhar para os outros dessa forma: uma fisiologia, nós precisamos de filhos, então nos acasalamos (desculpe-me por falar assim), enquanto que no amor pelo Criador, estamos emocionalmente conectados. Isso significa que podemos separar o nível bestial do nível humano e existir em dois níveis.

Pergunta: Que assuntos é melhor discutir em círculos separados e quais em círculos mistos?

Resposta: Sobre o amor pelos amigos e tudo que estiver relacionado à proximidade mútua, é melhor, por enquanto, discutir separadamente, e todo o resto que aborda o trabalho com o público externo — a compreensão dos artigos específicos, vários assuntos que não pertencem ao amor, à unificação e à proximidade mútua — é possível discutir juntos.

É até possível discutir a grandeza da meta juntos. Para os homens, isso pode ser visto que não é sério falar com uma mulher sobre a grandeza da meta. No entanto, é preciso se acostumar com isso aos poucos. Isto é porque, em última análise, conforme nós seguirmos em frente, você verá quanto uma mulher pode estimular e inspirar um homem a alcançar o Criador, para dar um empurrão indetectável, para lembrar, ou mesmo para mostrar-lhe o quanto ela é fiel a isto, em comparação com os homens, para que ele se envergonhe.

Eu sei disso por mim mesmo. Muitas vezes, eu obtive da minha esposa, aparentemente de forma casual, conselhos muito valiosos. Não sei se ela entende exatamente o que está dizendo, mas o Criador fala comigo através dela.

Da Convenção em Sochi Lição 5, 14/07/14

Comente