Gota A Gota…

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu devo tentar distinguir nos eventos e pessoas ao meu redor coisas como as linhas direita e esquerda?

Resposta: Não, isso só se aplica ao trabalho interno. Somente quando uma pessoa atinge as forças de sua alma e começa a trabalhar com elas, ela começa a distinguir qual delas se aplica à linha direita, e quais à esquerda, como está escrito: “A esquerda rejeita e a direita acrescenta”. As coisas que me rejeitam da espiritualidade se referem à linha esquerda, e as coisas que me atraem se referem à linha direita. Eu preciso basear meu avanço nessas duas forças, caso contrário, sobre o que vou me elevar?

A linha esquerda é representada pelo Monte Sinai (ódio), e determina a altura dos degraus da escada de ascensão espiritual. Meu desejo egoísta, o pé esquerdo, que rejeita todas as outras pessoas, aos poucos se revela, passo a passo nesta escada, conforme a minha prontidão em corrigi-lo com a força da linha direita, o pé direito, a propriedade de doação. Assim eu subo os degraus da escada (de Jacó).

É quando eu posso classificar minhas forças internas – seja a favor ou contra a conexão entre elas – mas não posso classificar as pessoas ou acontecimentos circundantes.

Você pode dizer que de acordo com a percepção da realidade, o mundo inteiro está dentro de você, porque o homem é um pequeno mundo; tudo o que ele vê fora dele está dentro dele. Então, por que ele não pode considerar suas partes interna e externa da mesma maneira? Quando você começar a perceber dentro de você as coisas que estão fora de você, então você as adicionará à direita ou à esquerda!

Mas até lá, você só pode trabalhar em relação a seus amigos, adicionando-os a si mesmo como partes de sua alma. Se quisermos ser como um homem com um coração, então nosso desejo inclui todos, e não faz distinção entre você, eu, e os outros, assim como quando uma, duas ou três gotas de água se mesclam para formar uma grande gota.

Quando nós tivermos um desejo comum assim, poderemos considerar a sua estrutura interna da mesma forma como consideramos as três linhas.

Comente