Dissolver-se Nos Amigos

Dissolve Into the FriendsPergunta: Quando eu me dirijo para me dissolver nos amigos, no grupo, e tenho o desejo por isso, eu sinto que sou superior a eles em certo grau.

Depois disso, eu executo uma ação. Dou uma volta na cozinha, lavo o chão ou os pratos. Eu começo a ver outros amigos que são mais influentes, e me sinto mais inferior do que eles. Esta tensão entre o que é desejável e o que eu entendo que recebo em comparação aos outros é uma oração? Este é o trabalho certo?

Resposta: Se eu sirvo o grupo e me sinto inferior a eles o tempo todo, pronto para ajudá-los em tudo e servi-los, isto significa que anseio completamente em me anular diante deles. Após a anulação vem a próxima etapa: será que posso estar integrado com eles? Quando eu anulo meu ego, eu sou incluído neles como uma gota de sêmen no útero da mãe. Isto já é um Ibur (o início da criação do Partzuf).

A disponibilidade para integrar-se no grupo e dissolver-se completamente nele simboliza que todos os meus pensamentos, desejos e anseios existem apenas para perceber os desejos e as características dos amigos e, através da realização de seus desejos, dar satisfação ao Criador, que me dá esta possibilidade de criar um sistema de comunicação entre eu e Ele, que é chamado de “grupo”.

Se eu me dissolvo nesta matriz e aceito-a completamente como minha área de trabalho, então eu encontro o Criador nela. Ele preenche todos os amigos do grupo, e eu começo a senti-Lo em todos. Eles não sentem isso, como no exemplo do rabino Yossi ben Kisma, entretanto eu sinto. Nós temos que chegar a um estado como esse.

Depois disso, a conexão com o Criador na base do grupo deve se tornar mútua, onde Ele e eu já começamos a falar um com o outro. Eu começo a entender os planos no grupo, e de acordo com isto, eu respondo a eles dissolvendo-me ainda mais ativamente nele.

É assim que eu cresço. Isso significa que eu começo a entender e perceber o que o Criador está fazendo com os amigos, e, através de minhas ações, eu faço a mesma coisa. Eu estou incluído numa comunicação cada vez maior com eles, e assim, eu me torno como Ele, e este é o meu crescimento espiritual. É assim que o meu estado chamado Ubar (feto) começa a se desenvolver, e depois disso, já vem o próximo estágio de crescimento espiritual: nascimento e desenvolvimento.

Pergunta: O que é a anulação ativa?

Resposta: Você não precisa pensar ou se preocupar com isso. Você não entende de que modo fazê-lo. Com o tempo, tudo isso irá aparecer em você. Só comece a agir, e o nosso método irá levá-lo para frente. Isso será revelado na pessoa, e, aqui, não há nenhuma necessidade de qualquer professor. Como está escrito, “a alma deve ensinar a pessoa”.

Da Convenção em Sochi Lição 3, 14/07/14

Comente