Cuidadores Amorosos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível superar a sensação de falta de igualdade entre os novos alunos e os grandes e experientes amigos?

Resposta: Eu não entendo onde a sensação de falta de igualdade aparece. A pessoa faz tudo o que pode exatamente como todo mundo. Ela tenta trabalhar em si mesma o tempo todo para que através da anulação do eu, ela esteja conectada com os outros.

Qual é a diferença se ela é grande, pequena, novata ou experiente com algumas características especiais? Não importa. Se todo mundo em volta de mim é maior, então é melhor para mim, porque deles eu recebo bons exemplos e estou ansioso para avançar. Quando eu penso na minha realização espiritual, eu ajudo o mundo inteiro, pois cada um de nós não é como os outros!

Na minha época, eu era como um bebê nas mãos de cinco ou seis Cabalistas que haviam estudado com Baal HaSulam. O que eu era então? Quem era eu para eles? Nada, mas eles me tratavam com apoio e de forma gentil.

Eu via que eles não me contavam tudo. Ficavam em silêncio sobre muitas coisas. No entanto, aos poucos, tornou-se cada vez mais claro para mim o que estava acontecendo, e eu não tinha queixas contra eles. Quando eu estava numa descida espiritual e entrava num baixo-astral, eles me incentivavam, prometendo-me que, em algumas semanas, tudo seria revelado para mim, e, mesmo que isso fosse uma mentira, uma impressão permanecia comigo de que eles eram como cuidadores amorosos.

É assim que um grupo deve se relacionar com cada um de seus membros.

Da Convenção em Sochi, Lição 4 14/07/14

Comente