A Separação Interna É Mais Assustador Do Que O Inimigo Externo

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa que todas as pessoas estão conectadas?

Resposta: Conectar-se significa estar em harmonia com a natureza. Um povo que chega à harmonia com a natureza está ligado desde dentro, semelhante a todos os níveis da natureza: inanimado, vegetal e animal.

Todos os níveis e partes da natureza estão conectados em um único sistema. A natureza inanimada suporta a vegetal e a vegetal suporta a animal. Todas as partes da natureza estão incluídas uma na outra e se encontram numa esfera fechada, com exceção de Adão (homem).

Os seres humanos são um fenômeno único na face da terra, pois de acordo com sua natureza primária, eles são destrutivos. Isso foi organizado intencionalmente para nos dar a possibilidade, através de nossos esforços, de nos conectar com a natureza da mesma forma unificada e integrada num sistema coletivo.

As pessoas que trabalham em si mesmas dessa maneira para se conectarem mutuamente e depois disso participarem de toda a natureza integral são chamadas de “judeus”. Na verdade, elas aspiram à unidade, amor, conexão e bondade.

E essa correção deve se estender gradualmente ao longo de toda a humanidade. O nosso antepassado Abraão, que viveu na antiga Babilônia, começou esta correção quando reuniu todas as pessoas que concordavam com a ideia; com eles, ele organizou um grupo. Este grupo tornou-se a fundação do povo de Israel.

A próxima etapa no avanço desse grupo foi diante do Monte Sinai. Lá as pessoas aceitaram para si a realização da condição de ser como um homem com um coração. Nesta forma, elas se tornaram o povo de Israel, em cujo fundamento está o princípio da unidade.

O povo de Israel não é como o resto dos povos que formaram comunidades em territórios específicos e carregam características nacionais em seus genes. Cada francês que quiser, pode se converter, se tornar um judeu e deixar de ser francês. Isso significa que ele toma estas condições sobre si mesmo e se conecta com o povo de Israel.

Em nossos tempos, essa unidade não existe, e isso é um sinal de que estamos no exílio. Exílio significa separação, e redenção é a unidade do povo. Hoje nós não somos um povo, mas um grupo de exilados.

Comentário: Mas o nosso conflito com os palestinos é mais perturbador para mim do que as divisões internas entre o povo de Israel!

Resposta: O conflito entre Israel e os palestinos é impossível de resolver sem uma conexão interna entre nós. Logo este conflito vai se tornar um confronto contra o mundo inteiro e será impossível sair daqui para qualquer lugar no exterior.

Eventos se desenvolverão de tal forma que não poderemos fazer nada com os nossos vizinhos. Eles serão capazes de disparar foguetes contra nós sempre que quiserem, não vamos ser capazes de reagir porque o mundo inteiro vai gritar conosco sobre cada vítima do outro lado, e assim nossas mãos estarão totalmente amarradas.

No máximo, poderíamos explodir algumas casas vazias no território palestino, mas não ganhar a guerra assim.

Israel vai ficar contra o mundo inteiro, e não apenas contra os árabes. De fato, o mundo inteiro está por trás dos árabes e ameaça-nos: “Não ouse matar alguém!” E quando os árabes matam judeus, o mundo não presta atenção a isso. E o que podemos fazer numa situação tão desesperadora?

Existem pessoas que sugerem que devemos ignorar o mundo inteiro, entrar em Gaza e aniquilar a todos. Mas quanto podemos nos permitir nos comportar assim? Resoluções da ONU serão aceitas amanhã e todos os países vão cortar as ligações conosco: cooperação, comércio, bancos e relações industriais. Israel está sujeito a ser totalmente isolado, e isso vai nos matar. No mundo de hoje, nenhuma nação pode existir se não estiver conectada a outras nações.

Pergunta: Mas o que pode ser feito se a situação continuar a se deteriorar? Os terroristas se tornaram mais sofisticados. Eles surgem do mar e da terra, de todos os lugares! Se antes os foguetes atingiam as cidades do sul, hoje eles atingem todo o país. E você diz que é proibido aniquilá-los porque vamos ser isolados do cenário internacional?

Resposta: Mas não podemos aniquilar Gaza. Todas as pessoas que pedem isso estão simplesmente fazendo uma imagem política de curto prazo para si. Todos entendem que o mundo não vai nos permitir fazer isso. Isto é absolutamente claro. O que controla o mundo é a opinião pública internacional e não a opinião do governo.

E o mundo inteiro expressa uma opinião unificada contra Israel. Nesta situação, não temos outra solução exceto a unidade interna do povo. Se começarmos a trabalhar nas relações dentro da sociedade israelense, vamos nos tornar um exemplo para o mundo inteiro, e essas belas relações vão nos fazer ser amados pelo mundo todo. Nesta forma, a situação no mundo vai se acalmar em todas as áreas, desde a família e as empresas às relações internacionais e a política.

Para isso não é necessário esperar até que a conexão do povo de Israel chegue a uma expressão completa. No momento que começarmos a nos esforçar no sentido desta conexão, veremos imediatamente como o mundo inteiro e até mesmo os inimigos, nossos vizinhos, irão mudar imediatamente sua atitude em relação a nós.

Basta que nós coloquemos uma semente de gergelim na balança pelo bem da unidade do povo de Israel e os nossos inimigos irão adicionar uma tonelada de sementes pelo bem da conexão e das boas relações com Israel.

De KabTV “Uma Nova Vida” 17/07/14

Comente