A Repetição De Uma Experiência É O Critério Da Verdade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que nós temos liberdade na escolha de nossa fé?

Resposta: Nós só temos uma liberdade de escolha, e ela não se aplica a fé.

É claro que nós não escolhemos nada que nossa natureza ache repugnante, nós escolhemos as coisas que se adequam a ela; segue-se, que não há livre arbítrio nesse sentido.

Em vez de escolher a fé, nós precisamos atingir a revelação, revelar a verdade em vez de escolher o que mais gostamos de teorias abstratas!

Se outras pessoas neste mundo têm outros fatos, então meu conhecimento não é mais um fato. Como os Cabalistas que atingem a revelação espiritual sabem que revelaram coisas que são autênticas e corretas? Eles sabem disso porque todos eles revelam os mesmos fenômenos em sua experiência.

Cada pessoa que atinge certo grau ou correção de certa força, revela o mesmo fenômeno. Ela recebe a mesma satisfação interior, chamado de alma, como todos os outros que alcançaram o mesmo estado.

O caminho, a realização e o entendimento são os mesmos para todos; cada um chega ao mesmo resultado. É por isso que os Cabalistas se referem a isso como fatos, como fatos de nosso mundo.

Em nosso mundo eu realizo um experimento, obtenho resultados, publico a explicação dos resultados em artigos científicos, e convido todos a verificar a verdade. E quando os meus resultados são verificados, confirmando que são verdadeiros, isso se torna um fato aceito.

Não há conhecimento absoluto que não necessite de prova; tudo está de acordo com as minhas verdadeiras sensações, através das quais eu atinjo os fatos.

Certamente, esse conhecimento é relativo; ele é atingido de acordo com minhas propriedades físicas. Mas todo mundo alcança os mesmos fatos e é por isso que eles são chamados de uma lei científica. É assim que deduzimos todas as leis físicas.

Todas elas foram determinadas nas condições que nos rodeiam neste planeta. Mas, se fôssemos jogados em algum outro planeta, haveria leis completamente diferentes; quem sabe?

Eu verifico as leis em relação a outro ser humano como eu vivendo neste planeta.

De acordo com a teoria de Einstein, se você viajar na velocidade da luz, outras leis entrarão em vigor: a distância irá comprimir, o tempo vai acelerar, a geometria será distorcida com a reta se curvando e as curvas se endireitando.

Portanto, nós estabelecemos que estamos estudando uma ciência física que pode ser aplicada a qualquer pessoa. E nós temos a mesma abordagem na espiritualidade. Isso se refere à autenticidade da Cabalá como ciência: quando nós chegamos a certas conclusões, e sabemos que elas são aplicáveis ​​a nós.

Rabash escreve que se um anjo e eu olhássemos para uma mesa ao mesmo tempo, veríamos coisas diferentes. É por isso que todas as conclusões são em relação à pessoa que as alcança.

Da Lição “Corpo e Alma” 28/11/10

Comente