Uma História De Dois Mil Anos De Doença

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós fazemos um grande esforço na disseminação. Por que as coisas não mudam no mundo e em Israel? Existe uma maneira de ver como as coisas melhoram por meio de nossos esforços?

Resposta: As coisas em Israel só mudarão se Israel mudar. Mas, em geral, Israel desenvolveu a melhor situação do mundo. Afinal, Israel é a única nação que recebe exatamente de acordo com o que ela faz. Se você fizer o bem, vai ser bom, e se você causar dano, vai ser ruim.

Não é assim em outros países. Eles podem fazer o bem, mas as coisas vão ser ruim. Por quê? Porque é Israel que causa dano.

Nós devemos entender o sistema em que estamos inseridos, que nós temos o método de correção. Na medida em que podemos usá-lo corretamente para nós mesmos e para o mundo inteiro, vemos resultados positivos diretos. Se não agirmos corretamente, as coisas vão ser ruim para todo o mundo e para nós também.

Israel é uma entidade artificial e não há nada que possamos fazer sobre isso. Os palestinos estão certos. Israel não é nem uma nação, nem um Estado, mas uma entidade que existe para servir de exemplo para todo o mundo a respeito de como corrigir o homem, as pessoas, a sociedade e o Estado, de modo que eles vão se parecer com o Criador.

Mas a situação é negligenciada e a doença é crônica, e não foi cuidada por milhares de anos; agora é a hora de cuidar dela. Então, se nós perguntamos: “Quando tudo isso vai acabar”, isso significa que ainda não entendemos o estado geral, e que simplesmente não somos sérios.

Se uma pessoa na rua quer que tudo isso acabe o mais rápido possível para que as coisas possam voltar a ser como eram antes, não há nada que possamos esperar dela, porque ela não entende nada. Mas se nós, que estudamos o método da correção e como cumpri-lo, vemos o que os nossos professores escrevem, não temos nenhuma razão para chorar: “Quando as coisas vão melhorar e mudar?”.

Quando você mudar, tudo vai mudar. Esta é a única maneira que pode acontecer: você, eu, ele e ela, todas as pessoas no mundo que entendem a situação em se encontram. É o círculo mais íntimo da humanidade que está mais próximo do Criador, onde todos aqueles que realizaram este trabalho desde os dias de Abraão até a destruição do Templo, por 1800 anos, estão incluídos.

Três mil e oitocentos anos atrás, esse problema foi criado na antiga Babilônia, quando as pessoas se sentiam da mesma forma que se sentem hoje. Há 2.000 anos o Templo foi destruído e, assim, o método existia há 1.800 anos no grupo de Abraão, entre aqueles que se reuniram na Babilônia, as pessoas que podiam sentir a importância de se aproximar e trabalhar em se ego. Mas este trabalho foi interrompido após a destruição do Templo e agora é a nossa missão realiza-lo.

Portanto não há nada a perguntar. Não vai ser nada fácil. As coisas são diferentes agora do que eram no passado e está ficando pior, porque não avançamos e não completamos a evolução do ego que se desenvolve mais rápido do que conseguimos nos corrigir ao atrair a Luz que Reforma.

Os mísseis vão continuar a cair e haverá outros problemas até que as pessoas comecem a responder mais corretamente ao que está acontecendo. Elas vão começar a sentir que há um propósito superior para o que está acontecendo como resultado do nosso trabalho, ou como resultado das aflições. Então, as pessoas não vão perguntar: “Quando tudo isso acabar?”, mas vão começar a pensar que provavelmente devemos fazer algo com nós mesmos.

Pergunta: Nós vemos que a guerra do Armagedom está começando na exterioridade em vez da interioridade.

Resposta: Não. Estes eventos não têm nada a ver com a guerra do Armagedom. A guerra do Armagedom é quando não só os nossos vizinhos mais próximos (ou nossos primos internos) estão contra nós, mas quando o mundo inteiro se une contra Israel. Isso significa que todo o ego geral está pronto para se unir a fim de forçar Israel a se envolver em sua correção.

Se conseguirmos espalhar o método da correção antes que todos se unam contra nós, tudo vai correr bem, em paz, “teoricamente”. Mas se não o fizermos, teremos que enfrentar grandes problemas e aflições terríveis. Isto é o que é dito nos livros dos profetas, e daqueles dias até agora tudo aconteceu conforme o programado…

Da Convenção na Bulgária 11/07/14, Lição 1