Uma Ferida Dolorosa No Corpo Da Humanidade

Pergunta: Como é que pode ser explicado racionalmente a um educado israelense, secular, que o povo de Israel tem uma função e ele deve ser conectado a ela?

Resposta: Começamos a partir disto, que somos únicos. Nós não podemos resolver o problema do nosso relacionamento com o mundo. Desde os dias da destruição do templo, os judeus eram como um “calo”, como uma ferida no corpo da humanidade. Esta ferida está constantemente ardendo; então o que é para ser feito com ela? Não está claro. É impossível livrar-se dela ou eliminá-la.

Todo mundo odeia os judeus; todos eles sentem que os judeus são especiais, e eles mesmos sentem-se assim. No entanto, nem o mundo nem os próprios judeus sabem por que isso é assim. Os maiores anti-semitas entendem este problema parcialmente, assim como os cabalistas. Os cabalistas revelaram a fonte do que está acontecendo, e os anti-semitas, como no exemplo de Henry Ford, estão realmente afetados por uma necessidade espiritual imensa. E assim, no mundo existe um fenômeno duradouro, constante, notável, muito estranho, e inerentemente paradoxal. Pense sobre o papel do povo de Israel, suas atividades, etc..

Curiosamente todos que pegam em armas contra os judeus, que lhes causaram problemas e os destruíram, acabaram por sofrer uma derrota e foram incapazes de lidar com eles. Em outras palavras, é o destino do povo e eles não podem ser eliminados, até que sua tarefa esteja realizada.

Mas, por outro lado, no final da história eles vão desaparecer, vão dissolver-se entre todos e todo mundo vai ser como eles; todo mundo vai se conectar ao poder superior. E, além disso, os judeus não são um povo, e não são uma nação no sentido convencional. Por exemplo, qualquer francês pode tornar-se um judeu e deixar de ser francês. Mas, por outro lado, se um alemão recebe a cidadania francesa, ele permanecerá alemão.

Então judaísmo não é determinado de acordo com a origem de uma pessoa, e sim de acordo com a sua atitude em relação ao objetivo da criação. Como o Baal HaSulam escreve: “Todas as pessoas de ‘Israel’ tem um ponto no coração, interno”, ou seja, pertencente à característica de doação. A pessoa em quem este ponto foi despertado une-se ao povo de Israel.

Pergunta: Qual é a conexão entre o ódio contra Israel e sua função?

Resposta: O povo de Israel não está realizando a sua função, assim, as pessoas, subconscientemente, sentem que eles fizeram parar a Luz Superior que deve preencher o receptivo Kelim. O povo de Israel tem o Masach (tela); eles são a “cabeça”. Não é por acaso que as letras da palavra “Israel” (ישראל) formam a palavra “LiRosh” (ראש לי) – Eu tenho uma cabeça. Eles devem atrair a Luz para corrigir todos os Kelim. Eles são responsáveis ​​por toda a correção e todas as realizações.

Mas não há nenhuma prova concreta disso. De qualquer forma, há um monte de coisas no mundo que não são reveladas diante de nossos olhos. Assim, sempre haverá pessoas que negam esta abordagem. Eles vão aceitar a abordagem apenas se receberem “golpes”. Em geral, os problemas nos fazem mais sábios. Afinal, quando uma pessoa é jogada em apuros, o desejo de receber se torna maior e ela vê uma conexão entre coisas que ela nunca percebera antes.

Entretanto, mesmo que ela não concorde com as explicações que ela recebe, elas ainda a “suavizam” e trazem-na mais perto da verdade. Se, após as explicações a pessoa ainda não está convencida, então, depois de uma série de problemas, ela mudará a sua opinião.

Portanto, temos de difundir entre as pessoas as informações sobre o seu papel. Na verdade, também devemos ouvir algo, muitas vezes, até absorvê-lo, e, depois, ainda é difícil para nós implementar o que ouvimos.

[139420]

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá, 06/07/14, aula sobre o tema: “Unidade da Nação”

Material Relacionado:

Cumprindo A Nossa Missão
O Início Da Unidade Da Humanidade