Uma Ciência Que Você Estuda Em Si Mesmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Durante a lição, como você renova a sua intenção entre os opostos que lhe puxam em diferentes direções?

Resposta: É uma boa coisa ter distúrbios. Tão logo a pessoa renova a sua intenção, ela foge mais uma vez, e outros cálculos começam a arrastá-la para baixo.

E mais uma vez ela está sendo lembrada dos céus que seus pensamentos não se relacionam com o avanço espiritual. E mais uma vez ela encontra a força para analisar sua situação e pedir para sair rapidamente do atoleiro para a unidade.

Ela retorna ao tema da lição com este ponto de unidade, a fim de agarrar-se ao Zohar, tanto quanto possível.

Este é o “estudo da Torá” – e não “queimar a pestana”, mas estudar a si mesmo. Porque, no final, nós revelamos a nós mesmos. Está escrito: “Eu vou ver o Criador desde a minha própria carne”. Desta forma, nós nos aproximamos da verdade.

Aqueles que pensam que precisam conhecer o material estudado estão enganados. A pessoa precisa saber quem ela é e descobrir quem ela é por meio do texto escrito. “Quem sou eu, que a Torá ensina a pertencer à Luz?” Eu descubro todas as minhas contradições, todos os distúrbios e tipos de conexão espiritual, todos os “prós” e “contras”.

Isto é o que eu tenho que aprender. A Torá dá aulas à minha inclinação ao mal, colocando-a diante da Luz. Está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal e a Torá para acompanhá-la”. Quando esses dois fatores se manifestam diante do homem, e ele começa a verificar um através do outro, este é o estudo da Torá.

Eu não estudo o texto; eu me estudo. Quando eu me esforço em direção à verdade, o texto me traz a sensação da extensão da minha separação dele. As pessoas são como máquinas; elas estudam o texto, mas há a Torá que você estuda em si mesmo. Está escrito: “Nós vamos ver a Luz em Sua Luz”.

Este é um tipo diferente de estudo onde você trabalha em conjunto com os distúrbios, resistindo a eles; este é um auto estudo prático. “Quem sou eu em comparação com o Criador?” Esta é a essência deste estudo.

Todos os distúrbios e problemas que me impedem de imergir na realidade sobre a qual estou lendo são as diferenças entre eu e o Criador. Quando eu subo acima de todas as faces do meu egoísmo, eu demonstro prontidão para seguir em frente, em direção a Ele.

Da Lição 29/11/10, Introdução ao Livro do Zohar