Um Segundo Antes Da Correção

Dr. Michael Laitman with studentsPergunta: É óbvio para todos que nós chegamos a um beco sem saída e precisamos tomar medidas urgentemente. Mas não se sabe exatamente que tipo de solução Baal HaSulam oferece, e qual o método que você propõe para parar o sistema que lança foguetes contra nós? Você acha que as ações militares não vão levar a nada?

Resposta: Eu não estou dizendo que não devemos nos defender. Nós temos que reagir aos ataques, mas apenas para ganhar algum tempo, que nos permitiria planejar o novo caminho.

Pergunta: Até que uma nova escalada comece?

Resposta: Se nós começarmos a lidar com este problema corretamente, a forma como a nossa Torá nos dirige, então não haverá uma nova escalada. A Torá exige que nos conectamos entre nós. Atualmente nós estamos na mesma situação como antes do Monte Sinais, e devemos ser como um homem com um coração. Se nos unirmos, vamos alcançar o sucesso, e se não, esse vai ser o lugar do nosso enterro.

Comentário: Um monte de gente na sociedade israelense se beneficia da divisão no país. Todos odeiam todos: alguns odeiam os russos, outros odeiam nativos de países ocidentais, e ainda outros odeiam imigrantes da Europa. Esta divisão não está desaparecendo, mas apenas ficando maior. Advogados aceitam suborno, a polícia é negligente em suas funções, todo o sistema está se deteriorando…

Resposta: Este é um sinal claro de que precisamos urgentemente trabalhar em nossa correção já que a raiz do problema está especificamente em nós.

Comentário: A Internet está repleta de ataques hostis em nossa direção. Nós estamos rodeados de ódio universal e sob o ataque de foguetes.

Resposta: Esse é exatamente o estado mais adequado para a correção. Tudo foi revelado. Tornou-se claro que todo o sistema está quebrado, e nós falhamos em todas as áreas. Não podemos construir a nós mesmos.

Nós ainda estamos sendo mantidos juntos pela pressão que o ódio dos nossos inimigos exerce sobre nós. Mas se não fosse pelos vizinhos que nos cercam por todos os lados com espadas, ansiando em nos destruir em nosso próprio país, nós teríamos começado a nos matar.

Nós só podemos agradecer a todos aqueles que nos odeiam pelo fato de que eles estão nos mantendo juntos, como nozes num saco. Caso contrário, nós teríamos nos dispersado há muito tempo, sem deixar memória da nação de Israel que é capaz de subir. Nós só não desaparecemos ainda entre os sete bilhões de pessoas graças ao ódio externo.

Nós estamos no ponto final, um segundo antes da correção. Esta correção vai acontecer pelos golpes ou pela nossa razão que pode nos ajudar a tomar o processo de correção em nossas próprias mãos e avançar pelo bom caminho. Nós vamos pelo caminho da Luz e da aceleração do tempo (Achishena) ou pelo caminho do sofrimento, o curso natural de desenvolvimento (Beito).

O caminho da Luz implica que vamos começar a nos educar. Não há outra possibilidade de alcançar a correção, exceto com a educação de todos. É necessário levar o método de correção a toda a nação e explicar o que significa ser o povo escolhido, por que somos tão odiados, e o que precisamos fazer para realmente avançar e avançar toda a humanidade.

Todo mundo tem que descobrir o que a natureza está exigindo de nós. A palavra “natureza” tem o mesmo valor numérico (Gematria) da palavra “Criador”. É exatamente a mesma força. Cada pessoa precisa descobrir a verdadeira Torá, que é dada para a nossa própria correção com a ajuda da Luz que Reforma.

A Torá é a Luz que Reforma, e a nossa natureza é a inclinação ao mal, o nosso egoísmo. Está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal e a Torá como tempero a ela”, já que com a sua ajuda nós podemos corrigir o egoísmo. A Luz da Torá, ou seja, a força do amor e doação, nos corrige. É por isso que precisamos aprender a nos corrigir e passar esse método para todo o mundo.

Essas são coisas muito simples e fáceis. É dito que “toda a Torá é um exercício muito simples”. E é realmente assim, se a pessoa não confundi-la com alguma outra coisa, mas fizer apenas o que é necessário. Nós devemos fazer isso.

Quando você for para o povo e começar a explicar isso, você vai ver quão prontamente todo mundo vai concordar, o quanto eles vão querer ouvi-lo e acompanhá-lo.

De KabTV “A Missão da Nação de Israel”, 09/07/14