Um Bom Ou Mau Exemplo Para Todas As Pessoas

Dr. Michael LaitmanEm cada sistema integral,  cada um influencia todo o sistema. Se existem conexões mútuas gerais e todos dependem de todos num sistema, é claro que cada menor parte, componente ou órgão neste sistema pode perturbar ou destruir o trabalho de todo o sistema e servir como um mau exemplo para todo o resto.

No entanto, o sistema espiritual integral difere nisso. Esse mesmo princípio também atua positivamente nele. Uma parte destrutiva pode destruir todo o sistema e uma parte que age corretamente pode preenchê-lo completamente. Essa adição particular existe num sistema espiritual. Cada um absorve todo o sistema e, portanto, pode corrigir a todos.

Por enquanto, nós não podemos digerir essas coisas. Quando nós começamos a sentir a estrutura do sistema espiritual através da Luz que Reforma, entendemos que o todo e a parte são iguais lá. Enquanto isso, todos nós temos uma influência sobre a importância e dependência de cada um na igualdade.

No entanto, de fato, este princípio espiritual, “O todo e a parte são iguais” significa que não há todo e nem parte. Pelo contrário, há apenas uma coisa: um Kli (alma) e uma Luz.

A fim de atingir o estado corrigido, nós estamos numa situação que é o seu oposto. Em primeiro lugar, através de nossos esforços, nós temos que descobrir o nosso mal e, depois disso, chegar a um estado de “Afasta-te do mal, e faça o bem” (Salmos 34:15), e depois descobrimos a falta da unidade que devemos atingir.

No processo de obtenção da unidade, existe uma diferença entre duas partes do sistema. Uma parte é chamada de Israel, Yashar El (direto ao Criador), que tem uma relação e conexão com a Luz Superior, com o poder superior, e pode atraí-lo com o propósito de corrigir a si e todo o sistema. Isto significa que Israel deve se corrigir em prol de todo o sistema.

A segunda parte do sistema, que é chamada de “nações do mundo”, não pode atrair a Luz que Reforma por si só e, além disso, não pode se unir, mesmo que queira isso. Assim, a parte chamada de nações do mundo se sente dependente negativamente de Israel porque não recebe alimento, realização de Israel. Israel não revela a unidade dentro de si, e, por isso, não influencia e irradia essa unidade às nações do mundo. Isto é ocorre embora ele deva ser um exemplo para os outros e uma “Luz para as nações” (Isaías 42:6).

Este não é um exemplo comum de boas relações humanas, porque ele está operando em um nível espiritual, e não em um nível humano, físico. No momento em que Israel se une, torna-se um sistema através do qual a Luz que Reforma pode passar para as nações do mundo. Então, elas também serão conectadas, e suas vidas serão preenchidas com Luz.

Portanto, tudo depende dessa parte da humanidade chamada Israel, e isso é o que nós vemos de acordo com a atitude das nações do mundo em relação a ela.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 21/07/14, Escritos do Rabash