Transmitindo O Método Na Prática

Dr. Michael LaitmanPergunta: Mesmo o Baal HaSulam não teve sucesso em convencer as pessoas. Portanto, como nós podemos?

Resposta: Bem, o Baal HaSulam não conseguiu, nem Moisés, Rabi Shimon ou Rabi Akiva, mas você vai ter sucesso. Cada um precisa dizer a si mesmo que o mundo inteiro depende dele.

Se eu achasse que não teria sucesso, eu me sentaria em casa e me ocuparia apenas com a sabedoria da Cabalá. No entanto, como você pode se permitir deixar o mundo sem ajuda?

Pergunta: Por que nós temos que ter sucesso onde outros falharam?

Resposta: Nós estamos vivendo numa época diferente e numa geração diferente. Nós recebemos em nossas mãos tudo o que os grandes Cabalistas do passado prepararam para nós, e aproximamos o método de todos. E nós precisamos continuar avançando, especialmente agora.

Só no ano passado nós começamos a sair para o povo. Antes disso, nós disseminávamos a sabedoria da Cabalá e atraíamos as pessoas onde a aspiração pela Cabalá era despertada, pessoas com um ponto no coração. Mas agora, ninguém, pode ser deixado de fora do círculo; todos devem participar.

Isso é apenas o começo. Nós ainda não sabemos como organizar isso, de modo que todas as pessoas recebam reeducação, como e de que forma é necessário fazer isso para evitar um desenvolvimento ruim e alcançar o bem. Tudo isso está sendo realmente esclarecido agora.

Baal HaSulam produziu seu jornal antes da guerra. Quem podia ouvi-lo? Mas hoje, depois de todos os golpes e problemas, as pessoas são mais sábias. Além disso, o mundo inteiro está coberto por uma crise general. Nada é sagrado hoje. Não existem pessoas dispostas a manter seus princípios, não importa o quê. Há um declínio em tudo: desamparo, ameaças incessantes, e crescente antissemitismo. Tudo isso libera espaço para o verdadeiro método e possibilita que as pessoas ouçam.

O método em si está se tornando mais acessível. Tornou-se claro que ele é baseado nas leis da natureza e nas coisas racionais, e não em crenças ou misticismo. Tudo isso é baseado no senso comum.

O método foi desenvolvido na medida em que a conexão entre nós tornou-se mais forte. Nós somos os únicos que desenvolveram este método. É impossível comparar o que temos hoje com o que recebemos do Baal HaSulam e Rabash. Nós recebemos seus artigos, cartas, o Estudo das Dez Sefirot e O Livro do Zohar. Isso é tudo. Mas hoje, todos nós juntos, estudantes de todo o mundo, trabalhando entre nós e com o público externo, já moemos estes materiais, como num moedor, e deduzimos um método prático de correção.

É claro, nós não inventamos nada de novo, mas começamos a entender o método, aceitando-o do Baal HaSulam e Rabash, e transmitindo-o na prática. Isso não aconteceu antes. E o que vai acontecer amanhã, eu não sei, e por isso deve acontecer. Eu vejo um futuro distante, mas não posso dizer o que vai acontecer amanhã. Na verdade, nós precisamos criar esse método na prática.

Teoricamente, eu não sei tudo, mas, na prática, ele renasce a cada dia. Hoje nós estamos construindo o nível de amanhã, e vemos como temos avançado! Às vezes, nós nos deparamos com dificuldades e nos sentimos impotentes e com dúvida. Como vamos realizar workshops e atrair as pessoas? Que perguntas vamos discutir? As pessoas estão prontas para esta ou outra atividade? Como vamos falar com elas sobre a necessidade de conexão?

Nós estamos buscando o caminho, e estamos buscando-o dentro de nós, porque, por enquanto, não temos todas as respostas. É como se nós estivéssemos cuidando de alguém, mas, na verdade, estamos mudando a nós mesmos, e é assim que é dia após dia. Este é o caminho, e é só possível avançar desta forma.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/06/14, Escritos do Baal HaSulam