Trabalhar Num Coração Partido

Dr. Michael LaitmanRamhal, “Poderoso no Céu”: Os sábios disseram: “O trabalho no coração é uma oração”. Assim, Nukva, devido à forma como ela gerencia todos os mundos, é chamada de coração. E verifica-se que todos os corações em todas as pessoas não são nada além de partes desse coração. Isto significa que todos os corações derivam de Nukva e, portanto, são chamados de suas partes. E aqui esta questão do coração é interpretada em todas as almas que dela derivam.

Verifica-se que não há coração inteiro a menos que inclua todas as fases do coração que dela derivam, em todas as almas. Então, quando ele incluir (todos eles), ele vai entender no sentido de “o coração compreende” toda a Providência geral.

Nós devemos entender que somos partes da Malchut geral que é chamada de coração geral, e que devemos unir nossos corações e, assim, corrigi-los. Nenhum de nós precisa de uma correção privada; não há nada a corrigir numa pessoa, apenas a sua atitude para com os outros.

Este é o primeiro discernimento que temos que perceber: ninguém é corrupto; somente as conexões entre nós são corruptas. Ao corrigir essas conexões entre nós, podemos nos fundir em um só coração geral. De acordo com a nossa conexão vamos entender Aquele que doa, Seu nível, e Seu atributo, porque vamos ser como Ele.

É nisso que devemos envolver, na nossa conexão acima de todos os discernimentos egoístas que são revelados, que nos afastam, nos separam e nos fazem ser repelidos uns pelos outros. Todos os eventos em nossa vida são destinados a nos mostrar o lugar do nosso trabalho e onde ainda não há conexão entre nós.

Tudo o que acontece conosco neste mundo é a soma de todos os estados individuais que resultam da falta de conexão. Quando esses estados se conectam, nós sentimos essa realidade como este mundo, o que significa a falta de conexão em diferentes discernimentos. Isso é revelado a nós na medida em que podemos sobreviver sob as condições de falta de conexão e começamos a nossa correção a partir disso.

Portanto, todo o nosso trabalho está em elevar MAN para esta conexão usando todos os meios à nossa disposição. Então, a Luz que antes costumava preencher todo o vaso da alma influencia todas as nossas partes e as reúne, na medida em que voltamos a ser uma só alma, um só coração.

Todo o nosso trabalho é feito num coração partido, a fim de conectar nossos corações nele, e de acordo com isso, sentir e entender o que é ser um só coração geral completo.

Se sentirmos que somos como um convidado diante do anfitrião, e deste estado puxamos as linhas para o nosso estado atual, nunca estaremos errados em qualquer um dos estados em que nos encontramos.

Da Preparação para a Lição diária de Cabalá 03/07/14