Será Que Israel Se Tornará O Estado-Nação De Um Povo?

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Guardian): “Binyamin Netanyahu vai avançar com uma mudança rara nas leis básicas de Israel – que equivalem à Constituição do país – insistindo que Israel é ‘o estado-nação de um apenas povo – o povo judeu – e de nenhum outro povo’.

“Na reunião semanal de gabinete no domingo, Netanyahu disse que os direitos civis das minorias, incluindo os árabes, seriam garantidos, e que o movimento era vital num momento em que os aspectos da legitimidade de Israel estavam ‘sob um ataque constante e crescente desde o estrangeiro e em casa’.

“Netanyahu apresentou sua justificativa para a mudança na reunião de gabinete, ‘O Estado de Israel é um Estado judeu e democrático. Nossas leis básicas dão plena expressão para o lado democrático do Estado’, disse ele. ‘Por outro lado, que o Estado de Israel é o Estado-nação do povo judeu não é suficientemente expresso em nossas leis básicas, e é isso que o projeto de lei de bases se destina a fornecer’.

“‘O Estado de Israel prevê a completa igualdade de direitos, direitos individuais, a todos os seus cidadãos, mas é o Estado-nação de apenas um povo – o povo judeu – e de nenhum outro povo. Portanto, a fim de reforçar o status do Estado de Israel como o Estado-nação do povo judeu, eu tenho a intenção de apresentar uma lei básica que vai ancorar este estado”.

Meu Comentário: Israel é estabelecido como uma nação pela Constituição, ou seja, não de uma forma natural, mas por uma lei especial da natureza, pela lei da correção e pela aspiração à semelhança com o Criador, à qualidade de doação e amor, alcançando o “Ama o próximo como a ti mesmo”.

A condição da constituição, ou seja, da Torá, é a regra básica do povo judeu, com base no que ela foi fundada e criada. É a lei dada no Monte Sinai: “Ser como um homem com um só coração,” estar em garantia mútua, “Não faça aos outros o que você não quer que os outros façam a você” e “Ama ao próximo como a ti mesmo”.

Nós existimos desde o momento de unidade entre as pessoas sob a liderança de Abraão, deixando a Babilônia com a obrigação de seguir estas regras, e nós só seremos capazes de existir como povo e Estado no futuro observando essas regras. Sem cumprir estas regras, não somos nem um povo, nem um Estado.

Nós somos obrigados a dar o exemplo em relação a todas as nações do mundo. Este é o significado e a condição da nossa existência “Para ser uma nação de sacerdotes e uma nação santa”, para se tornar uma “luz para as nações do mundo”. Nós temos que começar a cumprir esta condição agora, em nosso tempo!