Realização Que Nasce Da Oposição

Dr. Michael LaitmanO Livro do Zohar, “Ki Tazria” (Quando uma Mulher Dá à Luz), item 105: “Como a Luz se sobressai sobre a escuridão (trevas)”. O benefício da Luz vem apenas como resultado da escuridão. A correção do branco é o preto, pois sem o preto, o branco seria inútil. E como há o preto, o branco é elevado e respeitado. É como doce e amargo. Uma pessoa não pode saber o gosto da doçura antes de ter provado a amargura. Assim, o que a torna doce é o amargo.

Nas coisas em que há opostos, um revela o outro, como branco e preto, Luz e escuridão, doente e saudável.

A escuridão é a personificação de toda a negatividade que nós alcançamos na vida: insegurança, medo, avareza, orgulho e desprezo. Por que o Criador criou a escuridão como a forma mais cruel, mais suja que se opõe a Ele? Na verdade, é para atingir a Luz.

Nós, seres criados, só conseguimos determinar tudo pela oposição. O Criador é apenas uma Luz infinita. Não existem dois atributos opostos Nele, a fim de sentir, preferir e aprender sobre um a partir do outro. Nós temos que entender que não pode haver um atributo sem o outro.

Quando nós subimos, o fazemos ao longo das linhas direita e esquerda, sobre duas pernas, por atributos opostos, por sentimentos opostos, e quanto mais Luz existe, mais ela é sentida em contraste com a maior escuridão. Isso acontece o tempo todo, em toda parte, em tudo o que sentimos, pensamos e em cada decisão que tomamos.

A pessoa tem que ter muita paciência com antecedência, a fim de ser capaz de passar por tudo isso. Mas não é fácil fazer isso, porque o caminho espiritual é o caminho da purificação do ego e é baseado numa luta interior.

Só o apoio adequado do ambiente e seu fortalecimento constante pode manter uma pessoa acima da água enquanto ela é, na verdade, ninguém e nada. Quando dez zeros se unem e entendem que nenhum deles vale algo, mas juntos eles dão o seu melhor para ajudar um ao outro, a Luz Superior desce sobre eles e os transforma em heróis.

Pergunta: Qual é a psicologia do movimento interno de uma pessoa?

Resposta: O prazer que a pessoa recebe não é um prazer masoquista. Ele é resultado de uma autocorreção.

Imagine dez pessoas que não conseguem se ajudar de forma alguma, mas que ainda estão tentando fazer isso com todas as suas forças. Isso faz com que uma grande força superior desça sobre elas, já que cada uma delas está lutando contra seu ego, a fim de ajudar os outros. O resultado é a garantia mútua circular, a força superior que as conecta, capacita e eleva ao próximo nível.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 12/02/14