Papa Francisco: “Dentro De Cada Cristão Há Um Judeu”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do Huffington Post): “Ressaltando os laços estreitos entre o cristianismo e o judaísmo e chamando a negação do Holocausto de “loucura”, o Papa Francisco disse a um entrevistador que “dentro de cada cristão há um judeu”.

“Em uma longa entrevista publicada sexta-feira (13 de junho) no jornal espanhol La Vanguardia, o papa disse que o diálogo entre as duas religiões às vezes pode ser uma ‘batata quente’.

“‘Eu acredito que o diálogo inter-religioso deve investigar as raízes judaicas do cristianismo e o florescimento cristão do judaísmo’, disse Francisco. ‘Eu entendo que é um desafio, uma batata quente, mas é possível viver como irmãos’.

“A declaração de Francisco parece ir mais longe do que seu antecessor, João Paulo II, que fez manchetes em 1986 como o primeiro papa a visitar a principal sinagoga de Roma e declarou que os judeus são os ‘irmãos mais velhos da fé cristã’.

“‘Todos os dias, eu oro com os Salmos de Davi. Minha oração é judia, depois eu tenho a Eucaristia, que é cristã’, acrescentou o pontífice argentino.”

Meu Comentário: Sem dúvida, o desenvolvimento da humanidade em direção ao propósito de sua criação vai levar as pessoas a se distanciar de todas as religiões e crenças do mundo. Elas vão começar a sentir cada vez mais a sua raiz espiritual comum, que não é revestida de imagens e representações terrenas que a religião e as crenças lhes impõem.

Isso vai levar todas as pessoas do mundo a sentir que só a Cabala expressa a verdadeira representação da força superior. Nesta aspiração de se tornar próximos dela, elas se aproximarão umas das outras.