Pais E Filhos

Dr. Michael LaitmanDiz-se que Abraão gerou Isaac, e Isaac gerou Jacó. Em nosso mundo, um filho continua o negócio de seu pai e, portanto, é considerado superior ao pai.

Em contraste, no mundo espiritual, o anterior é superior. O filho é o resultado das ações de seu pai, mas num estado pior, num desejo mais espesso. Assim, Isaac é um estado menor do que Abraão, e Jacó é inferior a Isaac.

Por outro lado, quanto mais profundo e mais forte o desejo, mais oportunidades ele tem de ser corrigido em equivalência com o Criador. Portanto, do ponto de vista do desenvolvimento das gerações, cada nova geração é pior do que a anterior. No entanto, do ponto de vista da utilização do nível do desejo, cada geração seguinte sobe mais alto, ou seja, alcança a maior Luz.

Portanto, algo que era impossível de fazer por Abraão, devido à sua pequena profundidade do desejo, é manifestado em Isaac, na esquerda, a linha egoísta. Este trabalho não pertence a Abraão. Ele só tem que “amarrar”, limitar o despertar de seu desejo egoísta. Enquanto isso, Jacó se conecta com ambas as forças e começa a perceber a si mesmo. Como resultado, a alma começa seu desenvolvimento e consiste em duas propriedades.