Os Fragmentos Do Vaso Quebrado

Dr. Michael LaitmanCada um de nós é uma partícula, um fragmento do vaso quebrado. Se pudéssemos nos conectar, nos tornaríamos Malchut do mundo do Infinito, e nos sentiríamos como uma alma repleta de Luz infinita.

Mas houve uma quebra quando a Luz de Ein Sof entrou no desejo que ela havia criado e o explodiu desde dentro ao enchê-lo com a intensidade do Criador, do Emanador. Assim, o Criador inseriu Seu desejo de fazer o bem dentro dos seres criados.

Acontece que o nosso pequeno desejo se expandiu de uma só vez por 620 vezes do que era antes, e com toda essa intensidade, o desejo atraiu a Luz para dentro dele a fim de receber, mas ele não estava protegido pelas condições da primeira restrição ou por um Masach (tela).

Como resultado, houve uma explosão e o desejo foi quebrado em muitos fragmentos. Antes mesmo disso ele era feito de muitas partes: cinco tipos de desejo, ou seja, os níveis da fase da raiz, fase um, dois, três e quatro, que são diferentes em quantidade e em qualidade, embora ele nunca antes tivesse sentido que estava dividido.

Cada nível é dividido em cinco outras partes e, depois, em cinco outras partes, etc., e o resultado é um número enorme de partículas. Em cada partícula há um desejo que é diferente dos outros, tanto em qualidade como em quantidade. A distância entre os desejos é a diferença entre as partes, e esta é a razão porque ninguém entende um ao outro.

Como todo mundo está separado dos outros, ninguém consegue sentir sua própria realidade, já que a realidade é sentida em todo o vaso, ou, pelo menos na conexão entre dois, quando cada um sente sua realidade no outro. Quanto mais partes a pessoa pode conectar a si mesma, mais fortemente ela consegue sentir a realidade. Para alcançar esta correção, nós estamos num estado chamado “este mundo”, e pelas ações de conexão nós atraímos de volta a grande Luz que nos deixou, para que assim ela nos influencie e corrija as coisas.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 22/06/14